Campanha contra hepatite B é intensificada no Piauí

Campanha contra hepatite B é intensificada no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pessoas de qualquer idade est?o sujeitas a contamina?es. Crian?as precisam estar protegidas contra doen?as, e as vacinas s?o muito eficazes nessa hora. Mas, muitos ignoram que adultos tamb?m n?o podem abrir m?o das vacinas. A popula??o precisa estar atenta e procurar os postos de sa?de para atualizar suas cadernetas de vacina??o.

Na Regional de Sa?de de S?o Raimundo Nonato, por exemplo, ? feito diariamente um monitoramento sobre as vacinas que est?o em estoque e prestes a vencer, justamente pela dificuldade que os munic?pios encontram em imunizar a popula??o. Foi detectado, recentemente, um grande estoque de vacinas contra a hepatite B j? existente na rede de frio e refor?ado por mais um lote enviado pelo Minist?rio da Sa?de.

De acordo com o diretor da regional, Jo?o Eudes, todos os 13 munic?pios que compreendem a regi?o foram convocados a realizar uma campanha de vacina??o na popula??o, que contar? com o apoio total de t?cnicos da regional e divulga??o nos meios de comunica??o locais.

Para o diretor, n?o ? justo que o Minist?rio da Sa?de invista tanto na compra de vacinas e divulga??o e a popula??o n?o entenda que ? preciso que se submeta ? imuniza??o. ?Isso causa preju?zos financeiros tanto nos recursos investidos na aquisi??o do produto como tamb?m nos gastos com sa?de por termos uma popula??o desprotegida?, afirma.

Foi elaborado um calend?rio para que, em cada dia da semana, ocorra um grande movimento em um dos munic?pios, no sentido de imunizar toda a popula??o, principalmente os jovens de at? 19 anos de idade.

Em S?o Raimundo Nonato, sede da regional, o diretor convidou para uma reuni?o professores, diretores de escolas, representantes de igrejas, presidentes de associa?es e assentamentos e radialistas para promover uma grande campanha de vacina??o contra a doen?a. A Secretaria Municipal de Sa?de adotou a mesma pr?tica e vem realizando a campanha em col?gios. Este mesmo procedimento est? sendo adotado nas demais cidades da regi?o.

S?o v?rias as situa?es em que ? necess?ria a aplica??o da vacina contra a hepatite B, come?ando entre os menores de um ano de idade, j? a partir do nascimento, passando por adolescentes, doadores regulares de sangue, profissionais de sa?de, presidi?rios, popula??o de assentamentos e acampamentos, profissionais do sexo, quem trabalha com alimentos em restaurantes, professores e pessoas que trabalham com crian?as, al?m de veterin?rios, criadores e aqueles que lidam constantemente com animais.

A imuniza??o contra a hepatite B ? realizada em tr?s doses, com intervalo de um m?s entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

A doen?a - As hepatites virais s?o doen?as provocadas por diferentes agentes etiol?gicos, com tropismo prim?rio pelo tecido hep?tico. As hepatites virais t?m grande import?ncia pelo n?mero de indiv?duos atingidos e pela possibilidade de complica??o das formas agudas e cr?nicas.

A transmiss?o do v?rus da hepatite B (HBV) ocorre por via parenteral e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada DST. A transmiss?o vertical (materno-infantil) tamb?m ? causa freq?ente de dissemina??o do v?rus. Aproximadamente 5% a 10% dos indiv?duos infectados tornam-se portadores cr?nicos do HBV. Caso a infec??o ocorra por transmiss?o vertical, a chance de cronifica??o fica entre 70% e 90%. Cerca de 20% a 25% dos casos cr?nicos com replica??o viral evoluem para doen?a hep?tica avan?ada, a conhecida cirrose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES