Campanha de vacinação contra a raiva acontece neste sábado (28)

A primeira etapa da campanha acontecerá em 136 postos distribuídos na zona Norte e Leste de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) convoca os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para a Campanha de Vacinação contra a raiva, que acontece neste sábado (28), a partir das 8h, em 136 postos nestas duas regiões. Já as zonas Sul e Sudeste serão contempladas no próximo sábado, dia 5.

Por questões de logística, a campanha foi dividida em duas etapas na zona urbana. “Nós chamamos todas as pessoas responsáveis por cães e gatos das zonas Norte e Leste para que se dirijam a um posto de vacinação próximo a sua residência para que esses animais sejam vacinados”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Ela lembra ainda que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Ela é segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, alerta a gerente.

A gerente de Zonoses alerta ainda sobre a importância dos tutores tomarem cuidados com o transporte de seus animais. “É sempre importante lembrar as pessoas para que levem seus animais no horário menos quente, pela manhã. Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, explica Oriana Bezerra. Outro cuidado é para que eles sejam levados por pessoas com capacidade de contenção, especialmente se forem de médio de grande porte.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida por humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Confira os postos de vacinação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES