Campanha Dezembro Laranja alerta para os cuidados com o câncer de pele

Médica traz principais alertas para a população, especialmente nos períodos de calor intenso

Campanha Dezembro Laranja alerta para os cuidados com o câncer de pele | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de dezembro chega com um importante alerta sobre a saúde da pele no Brasil. A Campanha Dezembro Laranja destaca a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma que representa cerca de 30% de todos os casos. Apesar de apresentar baixa letalidade, a incidência deste tipo de câncer preocupa, por isso a prevenção é tão importante.

A médica e professora Fernanda Ayres enfatiza que os cuidados com a pele vão além do simples uso de protetor solar. “Os principais cuidados com a pele são essencialmente quanto ao uso da hidratação e da proteção solar. Quando falamos de proteção solar, não falamos apenas do protetor solar químico, mas também da proteção física: a utilização de chapéu, boné, blusa de proteção solar”, pontua.

Ela ainda destaca que, em uma cidade como Teresina, onde o calor é intenso, a atenção deve ser redobrada, principalmente diante do aumento da exposição solar associado ao aquecimento global. “Quanto maior a quantidade de exposição solar, maior a incidência dos raios solares e a probabilidade de desenvolver o câncer de pele no futuro é maior. Então os teresinenses devem ter esse cuidado”, reforça a médica Fernanda.

O alerta principal da campanha é para qualquer lesão na pele que apresente sinais como sangramento fácil, dificuldade de cicatrização, aumento de tamanho ou alterações na coloração. Diante desses sinais de alerta, a recomendação é buscar um especialista para um diagnóstico adequado. Para aqueles com fatores de risco adicionais, como pele clara, olhos claros, muitos sinais na pele ou histórico familiar de câncer, a prevenção deve ocorrer pelo menos duas vezes ao ano. Já para aqueles com menos fatores de risco, uma avaliação anual ou bianual é recomendada.

A Dra. Fernanda enfatiza que, ao identificar um câncer de pele, o tratamento primário é a cirurgia. A eficácia do procedimento dependerá do estágio do diagnóstico, sendo que diagnósticos precoces aumentam significativamente as chances de um tratamento curativo sem a necessidade de ações adicionais. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de tratamento curativo”, completa a médica. A prevenção e a atenção aos sinais da pele são fundamentais para preservar a saúde e a qualidade de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES