Campanha estimula valorização do turismo interno após pandemia

Iniciativa da Confederação Nacional de Municípios se soma a esforços do MTur e busca definir um plano conjunto para a retomada da atividade

Campanha incentiva a remarcação de viagens e valoriza o mercado nacional | Divulgação/CNM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho voltado à preservação do potencial econômico do turismo ganha reforços. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lança nesta quinta-feira (16.04) uma campanha para que prefeitos, empresários e entidades do setor estimulem a valorização do mercado nacional quando o país voltar à normalidade. Intitulada ‘Municípios juntos pelo Turismo’, a ação busca definir um plano estratégico focado na retomada de atividades de lazer e eventos.

A campanha também prevê o incentivo à remarcação de viagens e realizações contratadas antes do surgimento do novo coronavírus, como forma de contribuir com as economias locais e a manutenção de empregos. De olho na demanda futura, o projeto envolve ainda a divulgação de atrativos e de espaços de eventos, além de destacar a importância de investimentos públicos em infraestrutura e promoção e da atuação da iniciativa privada 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, elogia a iniciativa da CNM e comemora a união de forças pela superação de dificuldades. “Além de todas as medidas que estamos adotando para permitir a sobrevivência do setor, estamos fortemente empenhados em definir estratégias que permitam ao país continuar aproveitando ao máximo todo o nosso potencial. E, nesse sentido, a valorização do turismo interno certamente será um pilar vital nesse processo”, observa. 

A campanha também engloba a realização de videoconferências semanais, a oferta de materiais de orientação e de vídeos promocionais. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destaca a relevância do turismo para a recuperação econômica do país. "O turismo representa um dos principais condutores de desenvolvimento sustentável de uma cidade. É uma forma de alavancar receitas e diminuir as dificuldades enfrentadas pela gestão municipal”, justifica.

O primeiro bate-papo virtual organizado pela CNM vai ocorrer já nesta quinta-feira, às 16h, quando serão debatidas medidas para auxiliar municípios e o plano de retomada do turismo. A transmissão (clique aqui para acompanhar) contará com a participação de Ângelo Sanches, secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS); de Mário Nascimento, consultor da CNM, e de Marta Feitosa e Mônica Costa, analistas técnicas da entidade.

APOIO AO SETOR - Em contato com representantes do trade turístico e de outros órgãos do governo federal, o Ministério do Turismo já adota várias iniciativas no sentido de atenuar impactos do novo coronavírus. A Pasta desenvolve, por exemplo, a campanha 'Não cancele, remarque!’, que incentiva o adiamento de viagens, pacotes e eventos culturais contratados, a fim de reforçar a manutenção de negócios e postos de trabalho na área.

O MTur também facilitou empréstimos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além de ter agilizado a destinação de R$ 381 milhões a novos financiamentos. Em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o órgão elaborou ainda Medida Provisória que regula cancelamentos e remarcações nos ramos turístico e cultural. Outra MP sugerida pela Pasta permite a empresas flexibilizar salários e jornadas, mediante o pagamento de seguro-desemprego e FGTS. (Por André Martins, com informações da CNM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES