Campanha Janeiro Branco alerta para a saúde mental

Em 2021, a campanha se torna ainda mais relevante e necessária

Psicólogo Rodrigo Lopes | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cuidar da mente, é cuidar da vida e a campanha Janeiro Branco visa exatamente chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar da saúde mental. Esse mês foi escolhido porque é o período em que a população está mais focada em resoluções e metas para o ano novo. 

Em 2021, a campanha se torna ainda mais relevante e necessária. De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos em meio à pandemia da covid-19. A OMS também traz outro dado preocupante: a depressão atinge 5,8% dos brasileiros, taxa que está acima da média global, que é de 4,4%. 

Em 2021, a campanha se torna ainda mais relevante e necessária 

De acordo com o Em 2021, a campanha se torna ainda mais relevante e necessária, a saúde da mente reflete diretamente na saúde do corpo e, quando não cultivada, pode desencadear não apenas ansiedade e depressão, como também outros tipos de patologias. 

“Podemos citar o transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobias e transtorno do pânico, especialmente em pessoas que tiveram mortes na família por causa do coronavírus”, explica. 

O próprio Rodrigo Lopes experienciou o que a Covid 19 pode fazer. Ele esteve internado por quase um mês, precisou ser entubado e após a se recuperar e receber alta veio todo um processo de reabilitação. Mas muitos pacientes não tem tido a mesma possibilidade que Rodrigo teve, além de óbitos, alguns ficam com sequelas. 

“Devemos cuidar da saúde mental mais do que nunca, atenção especial com os idosos que se encontraram num momento de solidão nesse momento de distanciamento, atenção com pessoas que perderam entres queridos e atenção com as consequências de tantas notícias negativas. Por isso, a campanha Janeiro Branco em 2021 é aind amais significativa.”, destaca Rodriogo Lopes

Luto, Isolamento e perda de renda

Luto, isolamento e perda de renda são alguns dos fatores que desencadearam problemas de saúde mental em 2020 e que podem perdurar em 2021. Rodrigo Lopes ainda acredita que  a pandemia tornou as pessoas mais solidárias e preocupadas com o próximo, mas também destaca a importância de olhar para si. 

“Se é você quem necessita de ajuda, não tenha vergonha em pedir e procure um profissional de saúde mental. Apesar das dificuldades que ainda estamos vivenciando, temos que fazer o possível para manter pensamentos otimistas. Não cobrar demais nem de nós, nem dos outros, e acreditar que dias melhores virão”, enfatiza o psicologo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES