Campanha mobiliza doações de sangue em Teresina

Rotary Club Fátima e a Arquidiocese de Teresina estão promovendo uma campanha para doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemopi, entre os dias 08 e 13 de abril.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rotary Club de Teresina Fátima e a Arquidiocese de Teresina promovem a campanha 'Doe Sangue em vida", em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), cujo objetivo é    incentivar as doações de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação ocorrerá de 08 a 13 de abril, das 8h às 17h, na sede do Hemocentro, na Rua 1º. de Maio, 235, Centro Sul, ao lado do HGV. 

A associada do Rotary Fátima, Cláudia Brandão, lembra que doar sangue é um ato de responsabilidade social e faz um convite para as pessoas fazerem sua parte. "Qualquer um pode fazer parte da campanha do Hemopi, da qual nosso grupo é parceiro. A programação das doações acontece por uma semana e nossa ação ocorre nos dias 12 e 13", destaca. 

Representantes do Rotary falam sobre a campanha | Crédito: Waldelúcio Barbosa

Ela ressalta que o principal objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas doem sangue durante todo o ano e não deixem só para uma campanha. “Qualquer pessoa pode ser doadora, basta ter mais de 18 anos e menos de 70, pesar mais de 50 Kg, levar um documento de identificação com foto e estar saudável e não ter uma doença no sangue, como hepatite B, HIV ou alguma coisa desse tipo", reforça. 

Esta já é a quarta participação do Rotary Fátima na campanha do Hemopi. Como entidade dedicada, sólida e idônea, o centenário clube de voluntários está presente em 117 países no mundo. No Piauí são mais de 30 clubes, 9 deles em Teresina. O Rotary Fátima é um dos mais tradicionais. Hoje, a entidade possui 60 associadas, todas mulheres voluntárias de diversas profissões, como advogadas, médicas, funcionárias públicas, juízas, engenheiras que se dedicam à causa de servir ao próximo.

Crédito: José Alves Filho

Saiba como doar

Durante os dias de campanha, uma equipe reforçará os atendimentos, sendo que a espera para o doador não levará mais que 15 minutos. 

O Centro também necessita de doadores de medula óssea. No momento da doação de sangue ou após o procedimento, o doador pode fazer um cadastro no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome), que é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e é interligado a outros países. Quem não puder doar durante a semana, pode se dirigir ao Hemopi, inclusive aos sábados, de 9h às 17. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES