Campanha pede criação do Parque Nacional da Serra Vermelha; saiba mais

Municípios piauienses de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá seriam beneficiados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezessete anos depois do inicio da campanha “Ajude a salvar a Serra Vermelha”, em 2006, liderada por um conjunto de ONGs do Piauí e do Brasil inteiro, que pediam a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), e a Rede Ambiental do Piauí (REAPI), com apoio do Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), Rede de ONG’s da Mata Atlântica (RMA),  Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), lançam um novo cartaz e retomam o movimento em defesa da última grande floresta tropical do semiárido brasileiro, localizada no estado do Piauí.

A ideia é pedir o apoio do Ministério do Meio Ambiente para que uma nova unidade de conservação federal seja criada entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, ambos na região sul do Piauí, extremamente ameaçados pela expansão das carvoarias. Caso se concretize, a Serra Vermelha seria a quinta reserva federal no estado que já tem os parques nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões, Sete Cidades e Nascentes do Parnaíba.

Novo cartaz e retoma o movimento em defesa da última grande floresta tropical do semiárido brasileiro. (Foto: Divulgação)

Nessas quase duas décadas do movimento ambiental, muitas vitórias aconteceram. Desde 2007 que o projeto Energia Verde de produção de carvão vegetal foi paralisado pelo Ministério Público Federal (MPF), e a campanha levou o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, há preservar mais de 300 mil hectares da Serra Vermelha incorporando essa imensa área ao Parque Nacional da Serra das Confusões que, dos 502 mil hectares originais de sua criação, passou a ter mais de 823 mil hectares, um dos maiores parques do Brasil.

Serra Vermelha seria a quinta reserva federal no estado que já tem os parques nacionais da Serra da Capivara. (Foto: André Pessoa)

Agora, uma decisão recente da Justiça Federal obriga o Ministério do Meio Ambiente a preservar os últimos 100 mil hectares que ficaram fora proposta de preservação anterior e onde se localiza os fornos do projeto que iriam transformar as formações de floresta tropical da região em reles carvão para alimentar as indústrias siderúrgicas.

Ministério do Meio Ambiente deve preservar os últimos 100 mil hectares onde se localiza os fornos do projeto. (Foto: André Pessoa)

Nessa nova etapa da campanha, o objetivo dos pesquisadores e entidades ambientalistas, é a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, entre os municípios de Curimatá e Morro Cabeça no Tempo, como forma de consolidar a conservação da área, incrementar o turismo no sul do  Piauí, nas proximidades dos Cânions do Viana e trazer o tão almejado desenvolvimento sustentável para o sertão semiárido piauiense como aconteceu na zona de entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara.

A ideia é pedir o apoio do Ministério do Meio Ambiente para que uma nova unidade de conservação federal seja criada. (Foto: André Pessoa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES