Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Campanha Setembro Dourado encerra com ação na Ponte Estaiada

Folder informativo serão distribuídos às 17h na Ponte Estaiada

Compartilhe

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) encerra neste domingo, dia 30 de setembro, as ações da campanha Setembro Dourado, que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. No dia “D”, um grupo de voluntárias da entidade realizará distribuição de folder informativo a partir das 17h no Mirante da Ponte Estaiada. Desde o dia 24 de setembro a ponte recebe a iluminação dourada em alusão à campanha.

Na sexta-feira, dia 28, acontecerá a palestra sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil no Centro Municipal de Educação Infantil Ladeira do Uruguai, localizado no bairro Uruguai. Ao longo do mês, a entidade realizou o ciclo de palestras também no CMEI Presidente Médici e na Escola Municipal Graciliano Ramos. As ações do Setembro Dourado visam alertar aos pais e responsáveis sobre detalhes da doença que, na maioria das vezes, passam despercebidos no dia a dia e diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce, além do tratamento prévio como fatores essenciais à cura.

De acordo com a coordenadora do Projeto Alertar da RFCC-PI, Tânia Cardoso, ao longo do ano a entidade realiza ações educativas de combate e prevenção ao câncer e pelo quarto ano participa da campanha Setembro Dourado com o intuito de fortalecer esse trabalho de divulgação dos principais sintomas da doença.

“Todas as ações que realizamos tiveram grande receptividade dos pais e responsáveis pelas crianças. Eles tiveram a oportunidade de assistir a palestra ministrada pela pediatra Luiza Ivete e ao final ainda tirar dúvidas pessoais. E no dia “D” da campanha estaremos na Ponte Estaiada, que é um local bastante frequentado aos domingos reforçando essa causa que é de todos nós. O mascote da campanha, Mc Foca, também estará presente interagindo com a garotada”, explicou a voluntária.

Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), por meio do diagnóstico antecipado, em torno de 80% dos pacientes acometidos pela doença poderão ser tratados adequadamente com a descoberta feita ainda no início. Apesar dos dados, de acordo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar mediante a descoberta tardia. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Sinais de alerta do câncer infantojuvenil

Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos em fotografia com flash. A constatação destes sinais não significa que a criança tem câncer, mas que precisa ser avaliada por um especialista em oncologia pediátrica.

 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar