Campanha visa controle da paralisia infantil em Teresina

Campanha está prevista para ser lançada neste sábado (15)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil proposta pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está prevista para ser lançada neste sábado (15) e visa garantir o controle de casos da Poliomielite no país, que desde a década de 1990 não há casos registrados. A meta de vacinar um total de 55.435 crianças até 31 de agosto.

O público-alvo da campanha, que deverá acessar um das 104 salas de vacina em Teresina, é criança de seis meses a menor de cinco anos de idade. Considerando metas por faixa etária serão: 6.678 crianças de seis meses; 13.853 crianças de 01 ano; 11.855 crianças de 02 anos; 11.751 crianças de 03 anos e 11.765 crianças de quatro anos.

Apesar de o Brasil não ter registrado casos de Poliomielite há mais de duas décadas, isso não significa que os órgãos de saúde e a população podem ficar despreocupados, pois ainda é alto o índice de vítimas em outros países.

É o que explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS: “Há 25 anos não temos casos registrados, já em outros países como Afeganistão, Paquistão, Nigéria, Iraque, Somália e a Síria, têm surtos que elevam os números de vítimas. Por isso há possibilidades deste vírus selvagem chegar ao Brasil. Estamos em risco”, destaca.

A vacina contra a poliomielite, de uso oral, é produzida com vírus atenuados, isto é, quando o poliovírus ainda vivo torna-se um dos elementos da dose e proporciona a formação de anticorpos em defesa do corpo contra infecções. “A vacina é fabricada com o vírus que não são mortos, mas sim atenuados. O que faz com que o vírus perca força para causar doenças. A multiplicação do vírus atenuado no corpo provoca a formação de anticorpos, que são ‘soldados’ que defendem nosso organismo.

Questionada sobre a forma de se prevenir da Poliomielite, Amariles Borba aponta a vacinação em massa do público infantil. “A maneira de combater a Poliomielite é ter 98% das crianças vacinadas com três doses e um reforço. Se ocorresse a vacinação em todos os municípios do país. Só que não acontece”, aponta.

“Nós queremos proporcionar toda a chance de vida plena às crianças, segundo o seu potencial genético, para que essas possam talvez participar de uma Olimpíada e não de uma paraolimpíada”, acrescenta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

O Dia D, que vai acontecer no dia 15, será o lançamento da campanha contra a Poliomielite, além da UBS do Angelim, mais 59 salas de vacinação estarão abertas para a imunização em todas as regiões da capital, sendo 23 na zona Norte da cidade, 19 nas regiões Leste e Sudeste e 17 na zona Sul.

Multivacinação propõe atualizar caderneta

Com o intuito de manter a caderneta de vacina atualizada, vai acontecer a Campanha Nacional de Multivacinação durante a campanha de combate a Poliomielite. Na ocasião, crianças terão as doses vacinais em atraso aplicadas, seguindo a necessidade e a faixa etária.

“Precisamos vacinar, já que a criança de seis meses a cinco anos têm que ser levada por alguém e esse alguém são os pais ou responsáveis. Levar a criança para se vacinar é um ato de cidadania. Não podemos negar isso a elas”, afirma Amariles Borba.

Para quem não toma as doses vacinais adequadamente corre riscos de adquirir doenças, já que se encontra exposto a inúmeros vírus. “A mídia acompanhou a notícia que o craque Neymar está com caxumba e vai ficar sem jogar durante 15 dias. Será se o Neymar cumpriu o calendário de vacina? O Barcelona cochilou, porque tinha que ter visto sua caderneta de vacinação e se ele cumpriu o calendário vacinal”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES