Campeão de incidência de raios, Brasil teve 835 mortes em uma década

Esse dado representa o dobro do registrado no mesmo período na República Democrática do Congo e o triplo do registrado nos Estados Unidos

Campeão de incidência de raios, Brasil teve 835 mortes em uma década | Foto: Reprodução/Agência Pará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil, líder mundial em incidência de raios, testemunhou 835 fatalidades e 266 hospitalizações devido a descargas elétricas na última década. Anualmente, o país enfrenta aproximadamente 78 milhões de raios, situando-se como o sétimo país com o maior número de mortes causadas por raios, conforme revelado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse dado representa o dobro do registrado no mesmo período na República Democrática do Congo e o triplo do registrado nos Estados Unidos, as duas nações com maior incidência de raios após o Brasil.

A alta quantidade de queda de raios é explicada pelo fato do Brasil ter o maior território entre os países localizados na região tropical, o que facilita a formação de tempestades nas épocas mais quentes. No Congo, por outro lado, a incidência do fenômeno é causado pela presença de grandes lagos nessa parte da África Central. "Gera muita umidade em uma área muito quente, o que facilita a formação de chuvas com raios", diz Osmar Pinto Júnior, coordenador do ELAT/INPE.

Está em estudo no instituto o impacto da atual onda de calor na incidência de raios registrada no país. "Essas ondas criam uma região quente, mas seca, sem tempestade. O que poderia favorecer mais descargas elétricas seriam as tempestades formadas após as altas temperaturas", diz Pinto Júnior.

Apesar do aumento significativo de mortes ao longo de uma década, o levantamento indica uma tendência de queda nos últimos anos. Os óbitos são mais frequentes durante a primavera, verão e outono, afetando principalmente pessoas em áreas rurais (27%) e vítimas em contato com objetos conectados à rede elétrica ou telefônica dentro de casa (24%).

Outra conclusão destacada pelo estudo revela que os estados com maiores índices de mortalidade são geralmente mais carentes em comparação com aqueles posicionados no final da lista. Pará e Amazonas lideram o ranking na taxa de mortes por um milhão de habitantes. Ao longo dos últimos dez anos, o Pará registrou em média 1,16 mortes anuais, enquanto a taxa no Amazonas atingiu 2,23. O coordenador do estudo explica que essa disparidade pode ser atribuída ao menor acesso à informação sobre como se proteger nessas situações nestas regiões.

A descarga elétrica de um raio é de 20 mil amperes, equivalente mil vezes a causada por um chuveiro elétrico, por exemplo, e pode levar a quadros fatais de paradas cardíacas. A probabilidade média de uma pessoa morrer atingida por um raio no Brasil é de um em 25.000, considerando uma expectativa de vida em torno de 75 anos. Mas, segundo o coordenador, a quantidade de sobreviventes a quedas de raio é maior do que as mortes.

Em relação às hospitalizações em decorrência das descargas elétricas atmosféricas, São Paulo é a unidade da federação com maior número de casos, com 48 do total de 266 registrados entre 2013 e 2022. O estado paulista é seguido por Minas Gerais (26), Ceará (25) e Rio Grande do Sul (20). Tocantins aparece em último lugar com sete internações. Outra consequência da alta incidência de raios no país é a morte de cabeças de gado, foram 3.262 nos últimos dez anos, número 3,9 vezes maior do que as vítimas humanas. Mato Grosso e São Paulo lideram em relação à quantidade de animais atingidos no mesmo período com 477 e 416 casos, respectivamente.

O coordenador avalia que os acidentes causem um prejuízo de R$ 50 milhões por ano ao agronegócio, e são facilitados pelo hábito dos animais de se abrigarem em grupos debaixo de árvores para fugir da chuva. "A chance de um raio atingir uma árvore é maior", diz. Além disso, o contato dos animais com as cercas energizadas pela queda dos raios a metros de distância é outra causa comum para os acidentes nas áreas rurais do país. Para evitar isso, segundo o especialista, é preciso aterrar o fio a cada 50 metros de cerca. "Assim, a descarga elétrica é neutralizada."

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES