Canaletas representam falta de galerias e atormentam motoristas em Teresina

A quantidade de canaletas na cidade expõe ainda outro fato alarmante: a ausência de galerias

Canaletas representam falta de galerias e atormentam motoristas em Teresina | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das grandes reclama?es dos motoristas teresinenses s?o as canaletas (valas de escoamento das ?guas fluviais). Presente na maioria das ruas, essas valas, quase sempre deterioradas, prejudicam o trajeto

dos carros por conta do decl?nio provocado no asfalto e dos buracos criados em torno da sua extens?o.

A quantidade de canaletas na cidade exp?e ainda outro fato alarmante: a aus?ncia de galerias suficientes para abrigar as ?guas fluviais da capital.

Criadas para suprir essa defici?ncia, a implanta??o das canaletas j? ? considerado um procedimento ultrapassado e tem gerado muito desconforto entre os que trafegam pelas principais vias de acesso da cidade.

Para o professor de Turismo Edson Correia, as valas de escoamento s?o um verdadeiro problema para os motoristas. Segundo ele, as valas atrapalham o tr?nsito, j? que os carros devem diminuir a velocidade para passar por cima delas e, ainda, prejudicam os amortecedores dos ve?culos.

Al?m disso, o professor denuncia que as canaletas fazem os motoristas frearem bruscamente, o que tem provocado v?rios acidentes. Na Rua Coelho Rodrigues, localizada no centro da cidade, uma canaleta exp?e a situa??o das demais valas de escoamento da cidade. No local, a via est? desgastada e um buraco se formou na lateral da avenida. Para ultrapassar rua, os motoristas t?m que redobrar a aten??o.

“Teresina ? uma das poucas cidades que ainda adota esse procedimento.

Isso j? est? muito ultrapassado. Temos que frear rapidamente porque o asfalto fica muito fundo nestes locais. ? um absurdo, em todos os bairros da cidadetem isso”, lamenta o professor, ao destacar que essas valas se desgastam facilmente e n?o passam por uma manuten??o cont?nua.

De acordo com o gerente de obras da Superintend?ncia de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte, Heldo Alves, as canaletas sofrem

decl?nio ? medida em que ? feito recapeamento no asfalto. Ele concorda, de fato, com transtornos causados aos motoristas, mas ressalta que as SDUs t?m realizado um trabalho de reposi??o destas valas.

Segundo ele, alguns pontos da cidade j? foram substitu?dos por canaletas cobertas, que n?o se desgastam com facilidade. No entanto, o gerente esclarece que alguns pontos n?o podem ser substitu?dos por problemas

estruturais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES