Cancelamento de Portaria do SUS deixa insatisfeitas transsexuais

Cancelamento de Portaria do SUS deixa insatisfeitas transsexuais

Joseanne Borges é Coordenadora de Enfrentamento à Homofobia no Piauí. | REDE MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em menos de 24 horas a Portaria do Ministério da Saúde que muda as regras para a mudança de sexo pelo SUS foi suspensa. A portaria tinha novidades como a redução da idade mínima para a troca de sexo de 21 para 18 anos e também diminuia a idade mínima para que fosse iniciada a terapia hormonal durante o processo de mudança de sexo. Segundo a Portaria do SUS para o assunto, isso ficaria em 16 anos, bem como os procedimentos para a retirada da mama, útero e orvários pelo SUS que cobriria tudo.

A suspensão trouxe lamentação para a Coordenadora de Enfrentamento à Homofobia do Piauí. ?Quanto mais cedo a transexual fizer a cirurgia, mais conformidade com o seu corpo ela vai ter. Mais satisfação e bem estar físico e mental ela vai ter ao longo da sua vida. Então são retrocessos que estão acontecendo em questões de políticas públicas para a população LGBT e as transexuais estão sofrendo mais a cada dia por terem essa vontade de fazer essa cirurgia mais cedo e não terem as condições?, argumenta a coordenadora Joseanne Borges.

Um dos pontos que teria barrado a Portaria seria a idade de 16 anos para o início da terapia hormonal para a troca de sexo. ?É a fase que é a mais complicada, a do descobrimento sexual daí então eu acho que tem que passar por vários processos. Eu não estou condenando, mas eu quero deixar aberto que cada um é cada um e é quem sabe de si e das suas necessidades. Se quer passar ou não por esse processo?, pontua Derica Aguiar do GPTRANS.

Nas ruas as opiniões sobre o assunto se dividem.

CONFIRA MAIS OPINIÕES NA ENQUETE REALIZADA POR RICARDO MOURA FÉ:


PORTARIA TROCA DE SEXO - PROGRAMA AGORA por redemeionorte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES