Câncer de mama e amamentação são abordados em palestras no Shopping

O projeto é um evento alusivo ao Dia das Mães e inicia hoje

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participam hoje (06) e amanhã (07) do Projeto Mãe Saudável, evento alusivo ao Dia das Mães que inicia a partir de 12h de hoje e se estende até as 20h no Teresina Shopping. No evento, serão ministradas palestras referentes ao combate ao câncer de colo de útero e mama e sobre amamentação.

O enfermeiro Mariano Neto, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da FMS, irá proferir palestra sobre as ações desenvolvidas pela saúde pública municipal em relação à prevenção e combate ao câncer de colo de útero e mama.

 “Queremos manter todas as teresinenses em alerta sobre a temática. As Unidades Básicas de Saúde da capital desenvolvem trabalhos de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama. As mulheres de 25 a 64 anos são convocadas pelas Equipes de Saúde da Família para que façam exames citopatológicos periódicos, mesmo se não tiverem nenhum tipo de queixa, para que qualquer tipo de diagnóstico seja feito o mais precoce possível”, explica.

Mariano Neto enfatiza ainda que o rastreamento do câncer de mama também é feito na UBS. “As mulheres de 50 a 69 anos precisam ser acompanhadas para que façam exames periódicos de mamografia bilateral. A UBS encaminha essas pacientes e marcam o exame via Gestor Saúde”, afirma. Através de um estudo populacional a FMS traçou diretrizes para que cada Equipe de Saúde da Família de Teresina tenha metas a serem cumpridas em relação ao rastreamento do câncer de mama e de colo de útero. “Nós da FMS fiscalizamos se essas metas estão sendo alcançadas”, lembra.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Fms, Theonas Gomes, também irá ministrar palestra no evento sobre amamentação. “Como estamos próximo do Dia das Mães queremos despertar nas pessoas a conscientização sobre a importância da amamentação, dos benefícios do leite materno para as crianças, bem como chamar a atenção das teresinenses sobre a necessidade de doação de leite para o banco de leite das maternidades, tendo em vista que sofremos com a falta de leite para os prematuros nas UTIs neonatais”, destaca.

Além das palestras e ações educativas, haverá também a disponibilização de vacina contra a Influenza (gripe). As doses serão ofertadas nesses dois dias de evento no Shopping apenas para gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos. “Neste dia só não serão vacinadas crianças, que fazem parte do grupo prioritário para a vacina, mas por recomendação do Ministério da Saúde não podem ser vacinadas em locais que permitem a exposição dessas crianças, como shoppings”, destaca Smithianny Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES