Câncer de pênis vira problema na saúde com mais casos no Nordeste

Na maioria dos casos, a doença causa a amputação do órgão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novembro é mundialmente conhecido como Novembro Azul, mês especial para conscientizar os homens sobre os problemas com a saúde. Médicos alertam que além do câncer de próstata existe outro tipo de doença que atinge esse gênero: câncer de pênis.

Embora a quantidade sendo bem menor que o de próstata, esse tipo existe e na maioria das vezes causa a amputação do órgão. Entre todas as regiões do Brasil, a de maior casos registrados é o Nordeste, o que é considerado um problema para a saúde pública.

De acordo com informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tumor no câncer representa 2% dos casos entre os homens do país, já o de próstata é o segundo câncer mais existente entre eles - perde para o de pele.

Em 2013, o câncer de pênis matou 396 homens no Brasil já o de próstata, 13.772. "O número de casos no Brasil é alto e subnotificado. Deve ter muito mais, mas não se sabe nada de estatísticas nacionais. São mil amputações por ano no Brasil, número semelhante só ao de Uganda", diz o urologista José de Ribamar Calixto, secretário da Sociedade Brasileira de Urologia, que atua no Maranhão. O Inca não confirma o total de amputações no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES