Candidato à presidência da OAB-PI critica escolha de data da eleição

Para o advogado, a proximidade entre a data e o feriado do dia 15 de novembro pode ocasionar alta abstenção.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Celso Barros Coelho Neto, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI), critica a data escolhida pela OAB-PI para realização das eleições internas da entidade: 17 de novembro. Para o advogado, a proximidade entre a data e o feriado do dia 15 de novembro pode ocasionar alta abstenção, prejudicando a legitimidade do pleito.

?Os advogados não têm férias e a cada feriado muitos viajam. Não é razoável a OAB-PI impor a data do dia 17 de novembro, quando poderia, e pode, realizar eleições até o dia 30 de novembro", argumenta Celso Barros Coelho Neto. De acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, recentemente reformulado, as eleições devem acontecer na segunda quinzena de novembro.

"A OAB tem que fazer com que a eleição tenha a maior participação dos advogados. Na eleição de 2009 houve quase mil abstenções e a OAB ciente disso deve buscar a presença de mais advogados e não colocar a eleição em pleno feriadão?, acrescenta. "Por que não se estabelece a data no dia 24, por exemplo?", questiona.

Visando debater as regras das eleições internas da OAB-PI, uma grupo de advogados, dentre eles Celso Barros Coelho Neto, requereu à diretoria da entidade a realização de audiência pública há um mês. ?Nosso interesse era tratar também desse assunto e até agora não se realizou a audiência, pois a que foi iniciada acabou sendo adiada em função da falta de divulgação por parte da entidade?, afirma o advogado.

Eleições

Durante o pleito serão eleitos os novos Conselho Seccional, Conselheiros Federais, Diretoria e Conselho Fiscal da Caixa de Assistência e Diretoria das diversas Subseções. Os mandatos em disputa têm início em 1º de janeiro de 2013, encerrando-se em 31 de dezembro de 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES