Candidatos com local de prova distante poderão fazer Enem em dezembro

Local de aplicação da prova não pode ser mais longe do que 30 km da residência do candidato; 50 mil inscritos foram afetados

Candidatos com local de prova distante poderão fazer Enem em dezembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham sido designados para realizar a prova em locais distantes a mais de 30 quilômetros de suas residências e que não possam comparecer no dia do exame terão a oportunidade de fazê-lo em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais a serem divulgados posteriormente, conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (30).

Essa decisão visa assegurar a igualdade de condições e a comparabilidade das notas entre todos os participantes, conforme justificado pelo Inep em comunicado. Na última semana, alguns estudantes expressaram preocupação devido à distância significativa entre os locais de prova e suas residências, o que poderia resultar em desistências.

As normas do Inep estabelecem que os candidatos devem ser alocados em locais a uma distância máxima de 30 km do endereço indicado em sua inscrição. O Inep disponibilizará uma seção específica na Página do Participante para que os inscritos que desejam a nova aplicação da prova possam submeter seus pedidos para análise, durante o período de 13 a 17 de novembro.

O Inep estima que o número de estudantes alocados a mais de 30 km de suas residências seja relativamente reduzido, abrangendo cerca de 50 mil inscritos, o que representa aproximadamente 1% do total de participantes. Esses casos são predominantemente identificados em áreas urbanas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

É importante lembrar que o Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, e as notas obtidas nas provas são utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES