Candidatos: redação sobre racismo é mais fácil que anterior

Prova de novembro foi sobre intolerância religiosa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jovens que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro, nos dias 5 e 6, comentaram nas redes sociais que o tema da redação da segunda aplicação da prova está “mais fácil” que o da primeira.

Os candidatos que fizeram o exame neste fim de semana, 4 e 5 de dezembro, tiveram de escrever sobre “caminhos para combater o racismo no Brasil”. Na prova do mês passado, o tema foi “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Em geral, os comentários no Twitter foram positivos: brasileiros elogiaram que a questão do preconceito esteja sendo abordada novamente em um exame de escala nacional. Famosos também exaltaram a escolha.

As críticas, no entanto, vieram daqueles candidatos que julgaram como injusta a definição do tema: para eles, teria sido mais simples escrever sobre racismo do que sobre a questão religiosa.

“Queria que o tema da redação do Enem que eu fiz fosse o de hoje, ia conseguir desenvolver bem mais”, disse uma das usuárias do Twitter. “Caminhos para combater o racismo é um tema tão infinitamente mais fácil, é tão injusto (...), afirmou outra.

A reaplicação do Enem em 2016 ocorreu devido às ocupações de locais de prova em novembro. Movimentos estudantis que protestam contra a PEC do teto dos gastos e contra a reforma do ensino médio ocuparam prédios de universidades onde o exame seria aplicado. Por isso, os candidatos que não puderam realizá-lo em novembro tiveram a opção de participar da segunda edição do Enem, neste fim de semana (3 e 4 de dezembro).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES