Canindé, no Ceará, espera 1,5 milhão de pessoas na Festa de São Francisco

A cidade, localizada no coração do sertão do Ceará, atrai visitantes de todas as regiões do Brasil, especialmente do Norte e Nordeste

São Francisco | Secom Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado o segundo maior centro de devoção de franciscano do mundo, o município de Canindé, no Ceará,  realiza a grandiosa festa de São Francisco de Chagas, com uma estimativa de receber 1,5 milhão de pessoas até o dia 4 de outubro. Este evento anual é central para a fé e a tradição da região, sendo reconhecido como o segundo maior centro de devoção franciscana no mundo, consolidando Canindé como um epicentro da fé popular no Brasil durante esse período festivo.

O tema deste ano da festividade é "A evangelização fraterna segundo os ensinamentos de São Francisco". A cidade, localizada no coração do sertão do Ceará, atrai visitantes de todas as regiões do Brasil, especialmente do Norte e Nordeste, para celebrar São Francisco durante os dez dias de festividades, participando de promoções, missas, procissões, novenas e atividades sociais.

A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destaca que o turismo religioso em Canindé desempenha um papel vital não apenas no fortalecimento da identidade espiritual da região, mas também ao impulsionar a economia local e promover a diversidade cultural do Ceará. As pousadas e meios de hospedagem disponíveis na cidade atingem lotação máxima durante as festividades.

Durante os dez dias de celebração, a cidade se transforma em um ponto de encontro para os devotos que viajam em busca de renovar sua fé e agradecer as graças alcançadas. Muitos devotos se caracterizam, utilizando a batina marrom semelhante à que São Francisco vestia.

Os festejos de São Francisco são o carro-chefe da economia e do turismo municipal, gerando movimentação na cidade até o final do ano, seguindo até o Natal. Entre as atrações da cidade está um dos pontos turísticos mais famosos, a estátua de São Francisco, um monumento de 30,5 metros de altura localizado no alto do Moinho, visível de qualquer ponto da cidade e região próxima, sendo uma das mais altas do país.

A história de São Francisco de Chagas é marcada pela sua proteção aos animais e à natureza, datando do século XVII. As festividades em sua devoção tiveram início em 1923, quando os franciscanos chegaram a Canindé e assumiram a Paróquia no dia 26 de março, um domingo de ressurreição. Canindé se destaca como uma das principais referências do turismo religioso do Ceará, atraindo viajantes ao longo do ano. O comércio local se prepara para receber os milhares de devotos, fornecendo artigos religiosos e produtos que impulsionam o varejo.

O turismo religioso no Brasil movimenta cerca de R$ 15 bilhões anualmente, envolvendo mais de 300 municípios com atrativos desse segmento. As viagens domésticas geram 8,1 milhões, somando-se aos excursionistas e totalizando 18 milhões.

Além da festa de São Francisco, outras celebrações religiosas importantes no Brasil incluem a tradicional Semana Santa, que reuniu mais de 1,3 milhão de fiéis em 2023, e o Círio Nazaré, dedicado a Nossa Senhora de Nazaré, que atrai milhares de pessoas a Belém (PA) no mês de outubro. Estes eventos promovem uma grande celebração de fé e movimentam as cidades envolvidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES