Cânion do Rio Poti será gerido por Conselho da Unidade de Conservação (UC)

A UC protege um dos principais trechos do Cânion do Rio Poti (Canalão), abrigando uma feição geomorfológica de extrema beleza caracterizada por grandes desfiladeiros

Cânion do Rio Poti será gerido por Conselho da Unidade de Conservação (UC) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e das comunidades inseridas na área do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti se reuniram para discutir a formação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC). A Oficina de Mobilização foi realizada, na última sexta-feira passada, na comunidade Conceição dos Marreiros, em Buriti dos Montes, sob condução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e do ICMBio.  Durante o encontro foram tirados indicativos da composição do Conselho e seu funcionamento.

“Terminamos a oficina com todos os detalhes de quem são os atores que podem participar. Numa próxima data devem ser apresentadas as propostas para discutirmos o que é mais relevante” declarou Cláudio Silva, diretor da Fundação Velho Monge. 

Cânion do Rio Poti será gerido por Conselho da Unidade de Conservação (UC) - Foto: Ascom

Criado por meio do Decreto Estadual n° 17.429/2017, o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, fica localizado no município de Buriti dos Montes e preserva fragmentos de caatinga, com inúmeras espécies da flora nordestina, sendo, também, habitat de diversas espécies da fauna.

A UC protege um dos principais trechos do Cânion do Rio Poti (Canalão), abrigando uma feição geomorfológica de extrema beleza caracterizada por grandes desfiladeiros, onde a diferença entre o fundo da calha fluvial e o topo do planalto é bastante expressiva. A área abriga ainda sítios de gravuras rupestres consideradas de grande relevância antropológica.

Também foi pauta da reunião o Plano de Manejo do Parque, que está em fase de conclusão, com entrega prevista para o segundo semestre. O documento deve trazer um descritivo dos recursos naturais, turísticos e sociais da UC e orientar a correta exploração.

“O parque está se adequando à legislação. Assim que finalizado o plano de manejo e o conselho gestor for viabilizado, a unidade tem todo o potencial para se tornar um grande atrativo turístico para o Nordeste e para o Brasil” acrescentou Cláudio Silva.

Cânion do Rio Poti será gerido por Conselho da Unidade de Conservação (UC) - Foto: Ascom

O Conselho Gestor do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti terá metade das vagas destinadas a órgãos públicos e a outra metade composta por entidades da sociedade civil. Participaram também da reunião, representantes das Prefeituras de Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Sigefredo Pacheco; Fundação Velho Monge; Instituto das Águas e Esgotos do Piauí; ICMBIO; CREA/PI; Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Território dos Carnaubais); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti dos Montes; Associação Caatinga; dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES