Cannabis medicinal diminui efeitos da quimioterapia

A planta vem sendo usada em tratamentos alternativos, mas há controvérsias sobre o seu uso em determinadas situações

Os efeitos da quimioterapia podem ser atenuados pela Cannabis | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é de hoje que a cannabis tem sido para fins medicinais. Pelo contrário, bem no passado ela já vinha usado com esses fins.

Estudos mostram que são os mais diversos usos medicinais. A planta tem sido uma alternativa de tratamento e remédio para diversas patologias, como fibromialgia, epilepsia, esclerose múltipla e até tumores.

Um artigo da Faculdade de Medicina de Varsóvia publicado, em 2019, em um periódico de oncologia traz informações sobre o uso de canabinóides na Oncologia, além de ser utilizado, também, em práticas de  cuidados paliativos.

De acordo com o documento, evidências indicam a eficiência da cannabis no tratamento da dor, espasticidade, convulsões, distúrbios do sono, náuseas e vômitos,  e Síndrome de Tourette. 

Cannabis vem sendo usada para atenuar efeitos daa quimioterapia/Unsplash

“A ciência tem comprovado cada vez mais a importância da cannabis na qualidade de vida do paciente oncológico. O complexo mecanismo de ação da cannabis faz com que seja útil em diferentes sintomas do paciente oncológico e sob cuidados paliativos como a dor, a naúsea e vômitos secundários à quimioterapia, a perda de apetite, as alterações de humor e distúrbios do sono.”, destaca Maria Teresa Jacob, médica que trabalha com a medicina canabinóide.

O estudo enfatiza que os canabinóides apresentam segurança superior a outras substâncias usadas em oncologia e cuidados paliativos. “Existem algumas controvérsias quanto ao uso de canabinódes, especialmente o THC, em pacientes submetidos à imunoquimioterapia. Como eles atuam no sistema imunológico poderiam prejudicar a resposta à imunoterapia. Não existe até o momento um consenso sobre o assunto, mas seria prudente evitar seu uso nestes casos”, explica a doutora.

“Os canabinóides demonstraram efeitos anticancerígenos em diferentes modelos in vitro e in vivo de câncer”, cita o artigo.

As incertezas e controvérsias sobre o papel e uso adequado de medicamentos à base de cannabis ainda não permitem recomendar seu uso como tratamento de primeira linha da dor crônica e outras condições, principalmente na atenção primária. 

“Seja qual for o tipo de câncer vamos observar melhora do sono, da depressão, das náuseas e vômitos, e outros sintomas resultantes de uma quimioterapia inclusive os decorrentes da neuropatia induzida pela quimioterapia”, finaliza Maria Teresa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES