Cantor Luiz Gonzaga é incluído no livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Músico é um dos maiores símbolos da cultura nacional.

Luiz Gonzaga | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silvasancionou integralmente a Lei 14.793, que adiciona o nome do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ao Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A nova legislação foi oficializada nesta segunda-feira (8), conforme publicação no Diário Oficial da União. O renomado músico pernambucano, reconhecido por popularizar o baião, torna-se assim um dos maiores símbolos da cultura nacional.

A iniciativa teve origem no Projeto de Lei 1.927/2019, proposto pelo ex-senador Jarbas Vasconcelos, sendo aprovado pela Comissão de Educação do Senado em agosto de 2019 e, posteriormente, na Câmara dos Deputados em 2023. Segundo Vasconcelos, Luiz Gonzaga contribuiu significativamente para a difusão da cultura nordestina em todo o Brasil, destacando-se por meio do forró, xote e baião, conquistando reconhecimento em todas as regiões do país.

O senador Styvenson Valentim, relator na comissão, emitiu um parecer favorável, considerando a proposta um ato "nobre e de reconhecimento a esse artista que dedicou a sua vida à cultura brasileira".

Luiz Gonzaga do Nascimento, natural de Exu, Pernambuco, nascido em 1912, aprendeu as nuances da música com seu pai sanfoneiro, Januário José dos Santos, enquanto alternava sua vida entre o trabalho no campo e apresentações nos forrós locais. Sua carreira ganhou impulso no Rio de Janeiro em 1941, após uma apresentação no programa de Ary Barroso, que resultou na gravação de sua primeira música, "Vira e Mexe".

Ao longo de sua trajetória, Luiz Gonzaga estabeleceu uma parceria duradoura com o advogado Humberto Teixeira, originando diversos sucessos, incluindo "Asa Branca", considerada um hino do Nordeste. Após uma carreira de sucesso, o Rei do Baião retornou às suas raízes em 1980, dedicando-se à criação de gado, falecendo em 1989, no Recife.

Com mais de 600 músicas gravadas ao longo de 60 anos de carreira, Luiz Gonzaga recebeu inúmeros prêmios por sua contribuição à música brasileira. Seu legado é perpetuado pelo cantor e compositor Gonzaguinha, seu filho, e em 2012, no centenário de seu nascimento, foi homenageado pela escola de samba Unidos da Tijuca no carnaval carioca. Além disso, os Correios emitiram um selo em sua homenagem, consolidando-o como um novo herói da pátria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES