Cantoras, correi! Uma inédita de Tom e Vinicius

Cantoras, correi! Uma inédita de Tom e Vinicius

Cantoras, correi! Uma inédita de Tom e Vinicius |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sai na semana que vem a edi??o de luxo Cancioneiro Vinicius de Moraes - Biografia e Obras Selecionadas (Jobim Music, dois volumes. O primeiro com 304 p?ginas e o segundo, com 176 p?ginas, R$ 215,00). O livro, organizado por Paulo Jobim, filho de Tom, e Susana Moraes, filha de Vinicius, compreende uma biografia, escrita pelo jornalista S?rgio Augusto, um ?lbum de 57 partituras e uma parte com as principais can?es de Vinicius e parceiros - sete delas com letra e m?sica do poetinha.

Vinicius teve 150 parceiros. Mas a parceria com Antonio Carlos Jobim (1927-1994), iniciada em 1955, rendeu provavelmente o que a MPB produziu de mais refinado: Se todos fossem iguais a voc?, Garota de Ipanema, Insensatez. Na pesquisa para o Cancioneiro, Paulo Jobim lembrou-se de uma can??o in?dita de Tom e Vinicius, intitulada ?Por onde andar? o amor?. Tom planejou gravar a m?sica no CD Antonio Brasileiro, mas acabou tirando a faixa do ?lbum, que acabou sendo o seu derradeiro. Paulo conta que escreveu a m?sica de mem?ria, basando-se num manuscrito com a letra de Vinicius, ainda com o t?tulo "Tarde Triste", que ele encontrou entre os pap?is do acervo do Instituto Antonio Carlos Jobim.

Por onde andara o amor ? uma can??o lenta em compasso quatern?rio e muito breve. O poema, agora publicado, ? constru?do em versos redondilha maior e dividido em tr?s estrofes. Diz o que segue:

Quem, numa tarde triste

Andou procurando amor

Quem, se o amor existe

Um dia encontrou o amor

Ah, esse apelo triste

Que vem do sil?ncio em mim

Ah, numa tarde assim

Por onde andar? o amor?

Vem, coisa mansa e triste

E sai desta solid?o

E diz que existe a paz

No seio (tempo) da paix?o

Quem se apresentar para grav?-la, vai se consagrar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES