Capacitação prepara jovens para mercado de trabalho no Piauí

O instrumental é oferecido pela Sedet, que leva os equipamentos às escolas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cursos de capacita??o tecnol?gica, ministrados pela Superintend?ncia de Ci?ncia e Tecnologia (Sedet), em parceria com a Secretaria Estadual da Educa??o e Cultura (Seduc), preparam jovens para o mercado de trabalho. Durante as aulas, os alunos aprendem a trabalhar com instrumentos de laborat?rio.

O instrumental ? oferecido pela Sedet, que leva os equipamentos ?s escolas. As aulas s?o ministradas por agentes tecnol?gicos da Sedet. Segundo informa?es de F?tima Oliveira, diretora de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico, da Sedet, fornecidas na manh? desta segunda-feira (18), as aulas come?ar?o na primeira quinzena de mar?o, possivelmente no dia 3, segunda-feira.

F?tima Oliveira disse que, por meio das aulas de capacita??o tecnol?gica, os alunos das escolas p?blicas estaduais aprendem a usar instrumentos de laborat?rio, tais como microsc?pios, centrifugadores, geradores eletrost?ticos, ph-metros (aparelhos que medem a acidez de subst?ncias) e oscilosc?pios, instrumentos que tornam vis?veis as varia?es peri?dicas de uma corrente el?trica.

Os alunos tamb?m aprendem a trabalhar com GPS, sigla em ingl?s para Sistema de Posicionamento Global. O GPS ? um aparelho que, com a ajuda de sat?lites em ?rbita da Terra, estabelece posi?es geogr?ficas em qualquer ponto da superf?cie do planeta, com grande precis?o.

Durante os cursos, os alunos aprendem a teoria laboratorial, sendo que o instrumental permite que os alunos adquiram, na pr?tica, conhecimentos para trabalhar em laborat?rios. Eles aprendem at? mesmo a fazer a tipagem sangu?nea. Com isso, os alunos se tornam aptos a ingressar no mercado de trabalho, ao fim do curso.

F?tima Oliveira disse que a previs?o ? de que mais de 5 mil alunos do Ensino M?dio sejam beneficiados com os cursos de capacita??o tecnol?gica, neste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES