CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022

Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realizou um total de 3.059 atendimentos, sendo 1.287 psiquiátricos e 1.772 psicológicos.

CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022. Os serviços permanentes de cuidados com a saúde mental dos teresinenses, prestando 

Somente no ano passado, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizaram um total de 65.197 atendimentos individuais, 35.096 atendimentos familiares e 13.004 atendimentos em grupo. Neste período, os centros realizaram ainda 22.191 atendimentos a usuários em situação de crise, entre outros serviços.

Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realizou um total de 3.059 atendimentos, sendo 1.287 psiquiátricos e 1.772 psicológicos. O atendimento acontece por demanda espontânea, como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida.

CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022 (Foto: Reprodução)ATENDIMENTOS

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em sete Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros, com funcionamento manhã e tarde. O CAPS Álcool e outras Drogas funciona no bairro Macaúba (zona Sul); CAPS Infantil, no Morada do Sol (zona Leste); CAPS II no bairro Pio XII (zona Sul); CAPS II Leste, no bairro Horto Florestal; CAPS Tipo II, no bairro Renascença (zona Sudeste); CAPS Centro Norte, no bairro São Joaquim e CAPS Tipo III, atendimento 24h, no bairro Três Andares (zona Sul).

O atendimento também é realizado sem agendamento manhã e tarde no Provida, ambulatório para atendimento para quem está com ideação suicida na rua Álvaro Mendes, 1557 – Centro Sul. No Provida, se houver necessidade, é feito o encaminhamento para o paciente ter continuidade no atendimento com consulta especializada em consultório com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente esteja em crise, o Provida providencia internação para tratamento.

Cleidiane Cardoso, coordenadora do CAPS Norte, orienta sobre o atendimento. “Nos CAPS são feitos atendimento e triagem e se o paciente necessitar terá outros atendimentos no mesmo CAPS e se não for perfil de atendimento no CAPS terá agendamento para consulta com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico dá encaminhamento para agendamento de consulta especializada”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES