Começa a expedição para escolha das Novas Sete Maravilhas do Piauí

27 lugares pré-selecionados na segunda fase do concurso serão visitados pela expedição.

Avalie a matéria:
FACEBOOK | Participação no concurso acontece através da rede social na Internet | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está chegando ao final o concurso para a escolha das Novas Sete Maravilhas do Piauí. Realizado pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, através do meionorte.com, via rede social, com o apoio do Governo do Estado, o concurso tem a intenção de exaltar as belezas naturais e valores culturais, arquitetônicos e históricos, indicados pelos próprios piauienses.

A primeira fase, realizada entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano reuniu mais de 200 sugestões de lugares diferentes e milhares de fotografias que retratam as peculiaridades de cada lugar.

No entanto, apenas 27 lugares foram préselecionados em uma segunda fase, que vai ser concluída com a expedição da Caravana 7 Maravilhas, apresentando as belezas do Piauí em reportagens especiais. Hoje (26) será dada a largada final do Concurso.

A equipe já pôs o pé na estrada e vai iniciar as viagens pelo Sul do Estado. Durante a primeira semana os municípios de Amarante, Floriano, Guadalupe, Parnaguá, Caracol (Serra das Confusões), São Raimundo Nonato e Bom Jesus receberão a caravana.

Depois das viagens da equipe do Sistema Meio Norte, o internauta poderá votar até o dia 8 de abril, curtindo a fan page Facebook /MaravilhasdoPiaui.

O resultado final será divulgado no dia 10 de abril, com a exibição das 7 Novas Maravilhas do Piauí e publicação de um caderno especial de todos os 27 lugares, com destaque para os eleitos 7 Novas Maravilhas do Piauí.

Segundo o coordenador de redes sociais do meionorte. com, Wellington Benário, o concurso para a escolha das Novas Sete Maravilhas do Piauí tomou grandes proporções nesta segunda edição, principalmente em virtude das redes sociais.

Diferente da primeira edição, quando as sugestões foram enviadas apenas por email, o Facebook teve papel fundamental na seleção dos mais belos locais do Piauí.

?É importante fazer essa descoberta do Piauí, ainda mais através das redes sociais. Hoje em dia, as redes sociais estão dominando o mundo e é importante porque além de você estar descobrindo o Piauí, você vê que o estado está interagindo, se colocando em lugares como outros estados. E o melhor de tudo é que você acaba descobrindo lugares que você nem conhecia, lugares diferentes, bonitos?, explica Benário.

Além disso, uma forte participação de internautas de outros estados também foi constatada, o que demonstra, segundo o coordenador de redes sociais do meionorte.com, a grande dimensão do concurso.

?O maior número de pessoas que participaram foi do Piauí, mas houve participação de vários outros lugares, principalmente do Ceará e Maranhão. Concursos como esse mostram as suas vantagens: engrandece cada vez mais o Piauí, principalmente na questão do turismo?, revela.


Para o coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Fenelon Rocha, além das vantagens de visibilidade das potencialidades do Piauí em nível local, o concurso é um grande estímulo ao turismo no âmbito nacional.

?É uma grande iniciativa que nos permite olhar para nossas belezas e os encantos que a gente tem. A caravana vai permitir um grande envolvimento da população, com pessoas votando pela internet. Vai ser uma disputa muito acirrada já que são 27 alternativas para a escolha das sete belezas?, afirma Fenelon Rocha, que parabeniza o Sistema Integrado Meio Norte pela retomada do projeto, após cinco anos.

Rede Meio Norte prepara programação especial

 

A Rede Meio Norte de Comunicação está preparando uma programação especial para mostrar as potencialidades descobertas através do concurso que vai escolher as Sete Novas Maravilhas do Piauí.

 

As expedições que iniciam a partir de hoje (26) e encerram no dia 30 de março vão coletar dados para a produção de reportagens que serão veiculadas nos dias 16 e 30, durante o programa Agora, que inicia às 12h30.

Ao vivo, a jornalista Cinthia Lages comandará o programa especial, direto do local. Matérias especiais sob a denominação MN Repórter, com duração de uma hora também serão exibidas na programação da Rede Meio Norte, aos finais de semana.

Além da equipe de repórteres, dezenas de profissionais operacionais e técnicos estão envolvidos nesse grande trabalho para assegurar uma exibição em alto padrão de qualidade, no formato HD. De acordo com o diretor de programação da Rede Meio Norte, Wrias Moura, o concurso traz grandes benefícios à população e é uma iniciativa que tem dado certo no Piauí, principalmente elo estímulo à autoestima.

?Esse é um dos papéis da Rede Meio Norte: investir na autoestima e gerar a confiança de fazer apostas no empreendedorismo. Através de projetos como Caravana Meu Novo Piauí e As Sete Maravilhas, que são dois projetos que mostram bastante isso, as potencialidades do nosso estado ajudam a elevar a autoestima do piauiense. Temos também que parabenizar e louvar o diretor de Jornalismo, José Osmando, que acredita que investindo na autoestima do piauiense, ele vai ser ainda maior?, conta.

Segundo o diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte, José Osmando, a dimensão do projeto estimula não só a autoestima, mas é uma excelente oportunidade para descobrir novas potencialidades do estado.

A experiência da primeira edição foi somente um espelho que provou que projetos como esse podem trazer grandes resultados para o Piauí. ?O projeto As 7 Novas Maravilhas do Piauí é uma oportunidade ímpar de se revelar, de modo amplo, plural, porque nascido da população, toda essa formidável riqueza que se espalha sobre nosso território.

A experiência que vivemos no ano 2007, quando promovemos a primeira escolha das nossas maravilhas, foi surpreendente e compensadora. Naquele momento, o email era a forma que os internautas tinham de mandar suas sugestões e votar.

Agora, com a força das redes sociais, a campanha para indicar as novas 7 Maravilhas está ganhando dimensões impresssionantes. Será este, com certeza, o maior levantamento que o Piauí já produziu sobre suas belezas, o que resultará numa documentação profunda e inédita e terá influência positiva na elevação da autoestima de sua gente?, completa.

1ª edição foi sucesso de participação do povo do Piauí

Em 2007 dava início ao primeiro concurso para exaltar as belezas do Piauí. A iniciativa do Sistema Integrado Meio Norte foi um sucesso e reuniu milhões de votos para escolher aqueles locais que mais representam as potencialidades e tornam o Piauí um lugar especial. Na época, as redes sociais, inclusive o Facebook ainda não tinham tanta popularidade que há hoje.

Por isso, a votação aconteceu somente por e-mails. Mesmo assim a resposta ao projeto foi muito grande, com o envio de milhões de mensagens e votos. Por causa desse grande volume de sugestões que merecem destaque no cenário piauiense e brasileiro, o Sistema Meio Norte desenvolveu a segunda edição do concurso, que evidenciará mais locais no estado que merecem destaque.

Na primeira edição, a cidade de Pedro II conquistou o primeiro lugar. A Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, situada em Picos, bem como o Açude Caldeirão, em Piripiri, também receberam maior número de indicações, configurando na lista em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí; Centro Histórico de Oeiras; Lagoa do Cajueiro, em Joaquim Pires e Luzilândia e Cachoeira do Urubu, localizada nos municípios de Esperantina e Batalha completaram a lista dos sete locais mais belos do Estado.

*Matéria completa no Jornal Meio Norte de hoje (26/2/2012)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES