Cardeais cobram acesso a dossiê sobre escândalos sexuais no Vaticano

A Santa Sé informou que o dossiê do chamado caso Vatileaks só será conhecido pelo novo pontífice.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, um dos cinco brasileiros que participarão do conclave, afirmou ontem que cobrará acesso ao relatório secreto entregue a Bento 16 com informações sobre escândalos na igreja.

Nesta semana, a Santa Sé informou que o dossiê do chamado caso Vatileaks, feito por três cardeais a pedido do agora papa emérito, só será conhecido pelo novo pontífice.

Dom Geraldo, arcebispo emérito de Salvador, disse ser contrário ao sigilo e defendeu que as conclusões do relatório sejam informadas antes do conclave a todos os 115 cardeais votantes.

"Eu acho que devia ser, se é que temos um dossiê grande. Devia ser comunicado. Que esses três cardeais passassem para nós, antes do conclave", defendeu. "Se houve uma comissão e eles apresentaram um parecer, nós vamos querer saber."

Segundo a revista italiana "Panorama" e o jornal "La Repubblica", o dossiê descreveria uma rede de corrupção e prostituição homossexual na Santa Sé e teria sido determinante na saída do papa.

O Vaticano confirmou a existência do relatório, mas negou a versão da imprensa.

O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB e membro do conclave, disse à Folha esperar receber ao menos um resumo do texto antes de votar. "Os cardeais devem ter conhecimento do que é necessário".

"O importante é ter uma noção do que é fundamental neste documento. Por enquanto, só estou acompanhando pelos jornais."

Constantemente citado entre os prováveis substitutos de Bento 16, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, disse que é "fantasia" achar que já existam candidatos a papa e que as definições só devem começar com as reuniões entre os cardeais.

"Dizer que, antes do conclave, já tem os candidatos prontinhos, faz parte da fantasia --que a gente compreende muito bem, mas não é a realidade do que significa, daqui pra frente, o trabalho do colégio cardinalício", disse à Rádio Vaticano.

"Daqui a uns dias, os cardeais começarão a se reunir (...) para uma grande tomada de consciência da situação da igreja". "Naturalmente, no meio de todas essas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro."

Dom Geraldo disse ter cinco possíveis candidatos em mente e que o conclave, previsto para o início de março, começará sem favoritos. "Agora não temos ninguém que se sobressaia. Estão todos mais ou menos nivelados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES