Carga de foguete brasileiro está perdida no MA

Carga de foguete brasileiro está perdida no MA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ida foi bem, mas a volta, nem tanto. As equipes de resgate escaladas para procurar o m?dulo de experimentos do foguete suborbital brasileiro VSB-30, que deve ter ca?do no mar por volta das 12h33 desta quinta-feira (19), fracassaram em localiz?-lo.

As buscas foram encerradas com o cair da noite e os coordenadores da opera??o discutem agora o que fazer. Embora ningu?m confirme, ? grande a probabilidade de que o m?dulo tenha afundado e n?o possa mais ser resgatado.

Apesar da perda, o v?o produziu alguns resultados cient?ficos v?lidos. "N?s planejamos tudo com a hip?tese de que a carga ?til pudesse n?o ser recuperada", disse o tenente-coronel Olympio Achilles, diretor do Instituto de Aeron?utica e Espa?o (IAE). "Os experimentos t?m dados de telemetria, obtidos remotamente."

De fato, v?rios dados dos experimentos embarcados foram coletados, mas alguns deles dependiam da an?lise posterior da carga ?til para maior seguran?a com rela??o ?s conclus?es poss?veis. Ainda n?o est? claro o quanto dos resultados remotos poder? ser aproveitado. De toda forma, caso se confirme a perda do m?dulo de experimentos, o preju?zo j? ser? razo?vel: a id?ia ? que ele fosse reutilizado, num futuro lan?amento do VSB-30.

A plataforma reutiliz?vel de experimentos foi desenvolvida pela DLR (ag?ncia espacial alem?) em parceria com engenheiros brasileiros, e essa era a primeira pe?a entregue ao Brasil, de duas. Com a perda de uma delas, s? restar? uma. Outras podem ser fabricadas nacionalmente, mas n?o est? claro quanto tempo levar? para que se fa?a o primeiro modelo constru?do em solo brasileiro.

Curiosamente, parece ter sido um dos sistemas dessa plataforma que falhou. O p?ra-quedas, segundo os t?cnicos, se abriu, mas n?o h? confirma??o do acionamento correto do dispositivo flutuante feito para impedir o afundamento da carga ?til ou do sinal localizador, que ajudaria as equipes a localizarem o m?dulo.

As buscas foram iniciadas pela regi?o em que se calculava que ocorresse a queda, com a ajuda de dois helic?pteros da For?a A?rea e um navio da Marinha, e depois ampliada para ?reas adjacentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES