Cármen Lúcia admite competência do TCE-PI para julgar subconcessão

Liminar do TJ-PI interrompeu o julgamento na Corte de Contas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Supremo Tribunal Federal (SFT), ministra Cármen Lúcia, proferiu decisão nesta terça-feira deferindo parcialmente recurso do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) contra a liminar do desembargador José Ribamar de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que interrompeu o julgamento, na Corte de Contas, da denúncia de irregularidades na licitação para a subconcessão dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário em Teresina.

A decisão, proferida no processo de Suspensão de Segurança n° 5179, restabelece a competência do TCE-PI para julgar a denúncia de supostas irregularidades na licitação para a subconcessão dos serviços de águas e esgotos. A denúncia foi protocolada no Tribunal de Contas pela empresa Saneamento Ambiental Águas do Brasil (Saab), que disputou a licitação e perdeu para a Aegea Saneamento. A ministra, que é a relatora do processo, diz na decisão que defere parcialmente o pedido do TCE, “restabelecendo a regular tramitação da TC n. 019790/2016 no Tribunal de Contas do Estado, prejudicado o agravo regimental”.

“Com essa decisão, o TCE-PI está livre para retomar o julgamento do processo licitatório da subconcessão”, diz José Pereira Liberato, da Assessoria Jurídica do TCE-PI. O relator do processo no TCE, conselheiro Kennedy Barros, deverá recolocar o processo em pauta tão logo o Tribunal seja comunicado oficialmente da decisão pelo Supremo. O julgamento foi interrompido quando faltava apenas o voto do conselheiro Luciano Nunes. Por 4 votos a 1, os conselheiros que já haviam votado exigiam a apresentação de uma nova proposta de preços.

Com base na decisão do desembargador José Ribamar Oliveira que suspendeu o julgamento no TCE-PI, o Governo do Estado assinou o contrato com a Aegea para a execução dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário em Teresina, até então de responsabilidade da Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí SA). No despacho, a ministra Cármen Lúcia adianta que sua posição “não significa, neste momento, decisão sobre a suspensão ou a anulação do contrato” do Governo do Estado com a Aegea.

Ela alerta ainda que, “por ser questão urgente, comuniquem-se o Tribunal de Justiça do Piauí e o Tribunal de Contas do Piauí sobre a necessidade de apreciação e julgamento preferencial e urgente dos processos de suas respectivas competências para minimizar eventuais prejuízos suportados pelas partes e pela população do Piauí”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES