Carnaval: Campanha contra a AIDS tem foco nas mulheres

Dados mostram que a cada 2,2 homens infectados com o vírus da AIDS, existe uma mulher

Avalie a matéria:
Ilustração. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, 44 mulheres foram notificadas com AIDS somente em 2010. Desde 1896, quando houve o primeiro caso de infecção do Estado, 800 pessoas do sexo feminino foram diagnosticadas com o vírus. A proporção mostra que, a cada 2,2 homens infectados, existe uma mulher.

Por isso, o Ministério da Saúde decidiu que as mulheres jovens serão o foco da campanha de prevenção das DSTs do carnaval deste ano. Segundo Carina Amorim, coordenadora de DST da Sesapi, serão distribuídos de 30% a 40% a mais de preservativos masculinos durante este período. ?Vamos intensificar a campanha principalmente nos municípios que realizam os maiores carnavais?, afirma a coordenadora.

Enquanto isso, o preservativo feminino ainda não é comum. De acordo com Carina Amorim, isso se explica por causa do pouco tempo em que foi lançada a camisinha feminina. ? A rede pública começou a receber em 2008 e o Ministério da Saúde só compra maiores quantidades depois que o preservativo tiver sido popularizado?, explica a coordenadora de DST do Piauí.

Atualmente, apenas as prostitutas recebem o preservativo feminino gratuitamente. Segundo Carina, o Estado fará a compra de mais camisinhas deste tipo. O processo está em fase de licitação. Para este ano, o Ministério da Saúde enviou 4 milhões de preservativos, todos masculinos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES