SEÇÕES

Carnaval: RJ não respeita isolamento e PM interdita dezenas de espaços

De sexta-feira (12) à noite até a madrugada deste domingo (14) já foram feitas 43 inspeções sanitárias.

Carnaval: RJ não respeita isolamento e PM interdita dezenas de espaços | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em pouco mais de 48 horas, equipes da Prefeitura do Rio aplicaram 25 multas e interditaram 14 estabelecimentos por causa de aglomerações. De sexta-feira (12) à noite até a madrugada deste domingo (14) já foram feitas 43 inspeções sanitárias.

Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Instituto de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, percorreram locais com denúncias de eventos na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Ipanema, Gávea, e Lagoa. Equipes da Guarda também atuaram no Leblon, Tijuca e outros pontos da cidade.

Também foram apreendidos pelos fiscais sanitários e acautelados pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU, da Seop) equipamentos de som em três estabelecimentos.

Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Municipal em ação na Barra da Tijuca. — Foto: Reprodução 

Em um dos restaurantes na Gávea, os agentes constataram um baile de carnaval com centenas de pessoas. O estabelecimento foi multado e interditado tanto pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Seop) quanto pela Vigilância Sanitária, além de ter equipamento de som apreendido. O público foi dispersado.

Na Barra da Tijuca, uma casa noturna na Avenida Armando Lombardi também promovia aglomeração e foi fechada. Além da interdição cautelar (até as 7h deste domingo) e multa, o local teve equipamento apreendido.

Ainda na Zona Oeste, foram constatadas irregularidades e as equipes atuaram para conter aglomerações na Praça Seis, no Recreio dos Bandeirantes.

Quatro estabelecimentos (um depósito de bebidas que funcionava como bar e três restaurantes) foram multados, e dois deles interditados. Um food truck que vendia bebidas, sem autorização, também teve as atividades encerradas.

Pessoas aglomeradas em fila na entrada de restaurante na Barra da Tijuca. — Foto: Reprodução 

Imagens mostram a realização de uma festa em uma rua em Santa Cruz, também na Zona Oeste da cidade. No registro, é possível ver, a distância, pessoas aglomeradas sob uma tenda, desrespeitando os protocolos de distanciamento social.

Sequência de aglomerações

No sábado (13), o G1 mostrou o desrespeito às determinações que proíbem a realização de desfiles e blocos.

A primeira noite do feriado de carnaval no Rio, nesta sexta-feira (12) teve aglomeração, festas clandestinas e eventos interrompidos pela prefeitura. Houve flagrantes de desrespeito às normas contra a Covid-19 até no mar.

Desde o primeiro minuto desta sexta, estão proibidos por decreto desfiles de escolas de samba e saídas de blocos, sob risco de crime contra a saúde pública.

Em paralelo, desde o início do ano boates só podem funcionar sem pista de dança e com restrição de público. A cidade toda está há quatro semanas em risco alto para a Covid-19.

Na noite de quinta-feira (11), a PM dispersou um bloco em Austin, em Nova Iguaçu. Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale afirmou que as equipes não se surpreenderam com a quantidade de festas.

"Não surpreende a quantidade de eventos, mas infelizmente é um número que nos decepciona, tendo em vista o momento grave que estamos vivendo. Decepciona uma parcela da população demonstrar tamanha falta de empatia e de cuidado com a vida do outro", disse.

Eventos interditados

Seop interdita festa no Jockey. — Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) interditou sete estabelecimentos (entre interdições totais - até a regularização - e cautelares, que vão até a manhã seguinte) e aplicou nove multas. 

Equipamentos de som também foram apreendidos em quatro locais no Centro e Zona Sul. A prefeitura também interrompeu um evento em uma boate no Jockey Club, na Gávea. Agentes da Seop apreenderam equipamentos de som para impedir que a casa retomasse a festa depois que a equipe saísse.

Show de Belo na Maré

Um dos flagrantes foi no Parque União, na Maré, onde o cantor Belo se apresentou num Ciep.

Imagens do Globocop às 6h deste sábado mostram a quadra lotada diante de um palco com luzes e amplificadores de som.

Show de Belo na Maré — Foto: Reprodução/TV Globo 

Nas redes sociais, fãs postaram vídeos em cima do palco na hora do show. À TV Globo, a assessoria de Belo argumentou:

“Fizemos o show seguindo todos os protocolos. Não temos controle do geral. Isso nem os governantes têm. As praias estão lotadas, transportes públicos, e só quem sofre as consequências são os artistas. Que foi o primeiro segmento a parar, e até agora não temos apoio de ninguém sobre a nossa retomada. Sustentamos mais de 50 famílias.”

Festas no mar

Por volta das 6h30 deste sábado, a TV Globo flagrou uma festa em um barco na Enseada de Botafogo.

Dezenas de pessoas se aglomeravam no deque superior — a maioria sem máscara.

Festa em barco na Enseada de Botafogo — Foto: Reprodução/TV Globo 

Bares lotados

Na noite de sexta, a TV Globo percorreu áreas boêmias do Rio e também flagrou aglomerações.

No entorno de bares da Lapa, na região central do Rio, e no Leblon, na Zona Sul, muita gente em pé e sem máscara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos