Carreta tomba e derrama 15 mil litros de óleo diesel às margens de rio

Conforme os registros do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o derramamento de óleo atingiu apenas as margens do Rio Aripuanã.

Carreta tomba e derrama óleo às margens de rio | Divulgação/Ipaan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (14), uma carreta petroleira tombou e derramou aproximadamente 15 mil litros de óleo diesel às margens do Rio Aripuanã, na comunidade do Matá-Matá, no km 100 da BR 230, conhecida como Transamazônica, no trecho entre Apuí e Humaitá, no município de Novo Aripuanã, interior do Amazonas.

A carreta transportava cerca de 60 mil litros de óleo diesel S500. O acidente ocorreu quando o motorista estacionou o veículo próximo à área de embarque da balsa do Matá-Matá para fazer uma refeição em um restaurante local. Inesperadamente, a carreta desgovernou e acabou tombando às margens do rio, resultando no derramamento do combustível.

Conforme os registros do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o derramamento de óleo atingiu apenas as margens do Rio Aripuanã. Para evitar que o combustível chegasse às águas, uma contenção composta por areia e pedras foi imediatamente implementada. Em seguida, a carga de óleo diesel intacta foi transferida para outro caminhão por meio de um transbordo seguro.

Durante a fiscalização, os responsáveis pelo transporte e um representante da empresa envolvida não puderam apresentar a licença ambiental necessária. Como resultado, foram lavrados dois autos de infração: um pela não apresentação da licença ambiental e outro pelo derramamento de óleo que causou poluição hídrica.

Além disso, uma notificação foi emitida à empresa, exigindo que, em até 48 horas, apresente um relatório detalhando as providências emergenciais tomadas, bem como o plano para a remoção e destinação adequada do óleo derramado, informando ao órgão ambiental. O total de multas aplicadas alcança o valor de R$ 650 mil.

No momento do ocorrido, além dos fiscais do Instituto, também estavam presentes na ocorrência agentes da Polícia Civil, Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros para prestar assistência e auxiliar na resposta ao acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES