Carro voador do Ceará é apresentado durante evento de aviação; veja vídeo!

O Genesis X1 (G-X1) está sendo planejado para voos urbanos e poderá levar duas pessoas a bordo, o piloto e passageiro

Carro voador do Ceará é apresentado durante evento de aviação; veja vídeo! | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O carro voador 100% brasileiro está perto de realizar seus primeiros voos. Ele foi apresentado naLabace 2023, um dos mais importantes eventos da aviação no país e promete ser uma opção acessível e silenciosa. O Genesis X1 está sendo desenvolvido pelaVertical Connect, uma startup de mobilidade do Ceará. É um modelo do segmento de eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais), popularmente conhecidos como “carros voadores”.

VOOS URBANOS

O Genesis X1 (G-X1) está sendo planejado para voos urbanos e poderá levar duas pessoas a bordo, o piloto e passageiro. O G-X1 também terá pilotagem autônoma. A velocidade máxima será de 130 km/h. Vai voar a 1.640 metros de altitude de cruzeiro e fuselagem a partir de um composto de fibra de carbono. Ele terá 16 rotores elétricos funcionando juntos a um sistema de proteção elétrica distribuída, pára-quedas balísticos e outros recursos importantes. O eVTOL conta com até 60 minutos de voo entre uma carga e outra. O tempo de duração do carregamento completo, segundo a startup, é de uma hora.

RIVAL BRASILEIRO DA EMBRAER

O Genesis X1 está recebendo apoio de instituições públicas, como os governos do Ceará e Federal para ser construído. A expectativa é de que seja homologado em breve junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A startup Vertical Connect pretende fazer os primeiros voos de teste do G-X1 em 2024, no Ceará. E já tem planos para desenvolver outros modelos voadores para pulverização no setor agrícola, serviços de emergência hospitalar nos centros urbanos, policiamento e entregas. Esse segmento de carros voadores vem tendo destaque no mundo inteiro e no Brasil também, como tem mostrado aEve Air Mobility, subsidiária da Embraer especializada em eVTOLs.

(Com informações do terrabrasilnoticias.com)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES