Carros doados por Eike Batista para UPPs no Rio de Janeiro apodrecem à espera de conserto

Em todas as comunidades, o estado de conservação das viaturas depende da origem dos carros

Avalie a matéria:
PMs da UPP Parque Proletário pagam do próprio bolso por conserto de viatura | Fabiano Rocha / Extra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tarde de terça-feira, por volta das 15h. Embaixo do viaduto da Penha, dois PMs da UPP Parque Proletário aguardam, em frente a uma oficina, o conserto do vidro de uma viatura modelo Renault Logan. Ao fim do serviço, o mecânico apresenta a conta: R$ 300. Os próprios policiais botam a mão no bolso e dividem o prejuízo. Na volta ao Parque Proletário, segundo os próprios PMs, o dinheiro não será ressarcido pelo comando. O veículo em questão é um dos 360 doados pela OGX, empresa de Eike Batista, às UPPs a partir de 2011.

? Se quisermos voltar a circular com o carro, nós mesmos é que temos que pagar o conserto. Às vezes, o valor é alto e não dá. Por isso, há muita viatura parada em todas as UPPs ? conta o PM.

Numa ronda pelas UPPs do Parque Proletário, Vila Cruzeiro, Nova Brasília e Jacarezinho, todas na Zona Norte, o EXTRA comprovou a denúncia do policial. Em todas as comunidades, o estado de conservação das viaturas depende da origem dos carros: enquanto nos 168 alugados da empresa CS Brasil são cobertos por seguro e consertados tão logo o defeito é detectado, os carros doados por Eike, nos modelos Renault Logan, Nissan Frontier e Peugeot Boxer (van), não são segurados e, quando os policiais não botam a mão no bolso para pagar o conserto, ficam meses parados em garagens ou no pátio do próprio comando.

Na UPP de Nova Brasília, por exemplo, a única Nissan da unidade, utilizada para transporte do comandante, não funciona há seis meses. O único Renault lotado na unidade doado por Eike ? os outros sete são cobertos por seguro ? está parado num pátio próximo à UPP, sem duas calotas. Já a van está com os pneus carecas e tem problemas de alinhamento.

? No caso da van, o PM motorista se vê obrigado a pagar pelos consertos. Se não mantiver o carro em bom estado, ele perde o posto e o regime de folgas mais vantajoso, 24h por 72h ? afirma um policial da unidade.

Na Praça Ary Barroso, na Penha, onde ficam estacionados os carros das UPPs do Complexo da Penha, a situação é a mesma: ontem, por volta das 14h, dos 12 carros que estavam parados no local, quatro estavam com o capô ou os vidros danificados, incluindo a Nissan da UPP Parque Proletário. Segundo os PMs, todos os carros danificados estão lá há pelo menos quatro meses.

No Jacaré, carro parado há uma semana

No Jacarezinho, uma das dez viaturas da unidade apresentou defeito há uma semana. Como o carro não dava a partida, os policiais que faziam o patrulhamento tiveram que voltar à base da UPP a pé. E continuaram a trabalhar assim, sem carro, a semana toda. Já a viatura continuou no mesmo local, esquina das ruas Miguel Ângelo com Barcelona, em Maria da Graça, até a noite de segunda-feira. Depois, foi levada para a base da UPP, onde permaneceu, ainda quebrada, pelo menos até a noite de ontem. A informação foi passada por um PM da unidade pelo WhatsApp do EXTRA.

De acordo com o policial, outras duas viaturas da UPP também estão com defeito. O PM afirma que nenhuma viatura da unidade é coberta por seguro. Já o comando alegou, em nota, que ?todas as UPPs possuem um misto de viaturas asseguradas e outras que não estão contempladas pelo seguro?.

A resposta do comando

O comando das UPPs afirmou, por meio de nota, que todas as viaturas doadas pela OGX serão seguradas nos mesmos moldes que as demais viaturas. ?A PM está providenciando a inclusão de toda a sua frota de viaturas no contrato de gestão em vigor?, diz o texto.

Sobre o conserto de viaturas pagos com o dinheiro dos próprios PMs, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora CPP alega que ?desconhece a prática. A única situação em que o policial é obrigado a pagar pelas despesas de conserto é quando fica comprovada a sua responsabilidade no defeito, mas para isso é aberto um procedimento apuratório chamado Inquérito Técnico e a Procuradoria Geral do Estado toma ciência do resultado das investigações e aciona o responsável?.

O comando também justificou os defeitos encontrados nos veículos de modelo Nissan Frontier. Segundo o CPP, ?as viaturas que se encontram paradas no Parque Ary Barroso (local onde são guardadas as viaturas das UPPs do Complexo da Penha) são, em sua maioria, do modelo Nissan Frontier. O reparo dessas viaturas já está sendo providenciado junto à montadora, assim como a viatura a Nissan da UPP Nova Brasília. Outras viaturas aguardam a solução do inquérito?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES