Carteiras de trabalho voltam a ser emitidas após 18 dias de suspensão

O prazo de entrega das carteiras, se o novo sistema entrasse em funcionamento, seria de, no máximo, até duas horas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) voltou ao normal após 18 dias de suspensão. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão responsável em emitir o documento, regularizou o atendimento nessa quinta-feira (7).

De acordo com Marlene Nunes Lustosa, chefe do Núcleo de Identificação e Registro Profissional (Neprof), a interrupção na emissão do documento foi a tentativa de uma nova versão digital que ajudasse a agilizar o atendimento. “A grande diferença entre este novo modelo e o já existente é que a carteira de trabalho digital ia ser informatizada em todos os espaços de trabalho e postos conveniados, e o prazo de recebimento seria reduzido”, esclarece.

O prazo de entrega das carteiras, se o novo sistema entrasse em funcionamento, seria de, no máximo, até duas horas. Com o atual o prazo de entrega é de até 15 dias. “A paralisação nos serviços de emissão das carteiras foi nacional. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está preparando uma nota técnica que sairá brevemente, para informar sobre o problema”, declara.

Ainda segundo Marlene, “os postos conveniados Sine (Centro e Dirceu) e Espaço Cidadão já estão emitindo as carteiras após a paralisação. Também temos atendimento nos postos de convênios ampliados em Piripiri, José de Freitas e Santo Antônio de Lisboa. Temos cerca de 60 pedidos de convênios vindos de prefeituras e sindicatos, interessados em emitir as carteiras de trabalho no Piauí”, finaliza.

Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho garante ao cidadão os principais direitos trabalhistas como seguro-desemprego, benefícios da Previdência Social e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pode ser solicitada por pessoas com idade a partir de 14 anos, considerando que a contratação de menores dos 14 aos 16 anos deve pertencer à categoria de aprendiz.

A CTPS foi instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932, e posteriormente regulamentada pelo Decreto 22.035, de 29 de outubro de 1932.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES