Cartilha ensina crianças sobre consumo

Projeto do Procon Teresina levará às escolas informações para o consumo consciente, ensinando sobre direitos e deveres do consumidor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (20), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Teresina (Procon), em uma cerimônia do auditório do órgão, lançou o material publicitário e apresentou um projeto-piloto para escolas sobre direitos e educação ligados ao tema. Na ocasião, também foi lançado o “Guia Prático do Consumidor Informado”, que visa instruir os consumidores acerca das informações fundamentais de uma relação de consumo. Além de vereadores e deputados, o prefeito Firmino Filho também compareceu ao evento. 

O objetivo da cartilha para as crianças é começar a inserir desde cedo informações a respeito do consumo para as crianças. O ABC do Consumidor Mirim, como é chamado o material publicitário, é a primeira edição de uma cartilha criada pelo Procon Teresina, que tem o intuito de introduzir as crianças no mundo das relações de consumo.

Nara Cronemberger, coordenadora do Procon Municipal de Teresina, apresentou para os convidados toda a cartilha do ABC do Consumidor Mirim  “Hoje nós estamos com 5 meses e dois dias com operacionalização do Procon Municipal em Teresina. Estamos tirando do papel e colocando na prática. Esse é um projeto bem simples que requer atitude para que possa crescer. Levaremos a educação para consumo nas escolas públicas e privadas, focando nas primeiras séries do Ensino Fundamental”, informa. 

Noções básicas e direitos e deveres são alguns dos assuntos abordados de forma lúdica e didática no material, com desenhos coloridos e atividades. Inicialmente, o projeto vai até as escolas públicas e privadas abordar a educação para o consumo consciente. 

Os contemplados são 60 alunos da rede pública de Teresina que tenham entre 6 e 12 anos de idade e que estejam no Ensino Fundamental. As turmas escolhidas vão receber aulas teóricas em que serão discutidos os assuntos que a cartilha aborda. A coordenadora do Procon Teresina, juntamente com a equipe técnica do Órgão, vai ministrar as primeiras aulas.

Após a finalização do período teórico, os alunos vão seguir para as orientações práticas, que consistirão em visitas aos estabelecimentos, como no supermercado e shoppings, a fim de que entendam, na prática, os conceitos abordados na teoria.

“Vai ser uma abordagem transversal e esperamos que, depois, nós possamos massificar esse tipo de conscientização para toda a meninada. Nós todos sabemos que consumo  consciente melhora a qualidade de vida, porque permite que nós possamos ter uma administração financeira mais realista e promove comportamentos mais saudáveis do ponto de vista financeiro, evita o endividamento, consumo desnecessário, e também a questão da falta de compromisso com o meio ambiente”, disse o prefeito Firmino.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Venâncio Cardoso, divulgou a programação da SEMDEC para o mês do aniversário de Teresina. “Mais importante do que espaços e cargos, é a oportunidade de colocar em prática a teoria. E foi mais um sonho que nós, idealizadores do Procon, realizamos”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES