Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Cartilha ensina crianças sobre consumo

Projeto do Procon Teresina levará às escolas informações para o consumo consciente, ensinando sobre direitos e deveres do consumidor

Cartilha ensina crianças sobre consumo
Consumo consciente | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

Na terça-feira (20), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Teresina (Procon), em uma cerimônia do auditório do órgão, lançou o material publicitário e apresentou um projeto-piloto para escolas sobre direitos e educação ligados ao tema. Na ocasião, também foi lançado o “Guia Prático do Consumidor Informado”, que visa instruir os consumidores acerca das informações fundamentais de uma relação de consumo. Além de vereadores e deputados, o prefeito Firmino Filho também compareceu ao evento. 

O objetivo da cartilha para as crianças é começar a inserir desde cedo informações a respeito do consumo para as crianças. O ABC do Consumidor Mirim, como é chamado o material publicitário, é a primeira edição de uma cartilha criada pelo Procon Teresina, que tem o intuito de introduzir as crianças no mundo das relações de consumo.

Nara Cronemberger, coordenadora do Procon Municipal de Teresina, apresentou para os convidados toda a cartilha do ABC do Consumidor Mirim  “Hoje nós estamos com 5 meses e dois dias com operacionalização do Procon Municipal em Teresina. Estamos tirando do papel e colocando na prática. Esse é um projeto bem simples que requer atitude para que possa crescer. Levaremos a educação para consumo nas escolas públicas e privadas, focando nas primeiras séries do Ensino Fundamental”, informa. 

Noções básicas e direitos e deveres são alguns dos assuntos abordados de forma lúdica e didática no material, com desenhos coloridos e atividades. Inicialmente, o projeto vai até as escolas públicas e privadas abordar a educação para o consumo consciente. 

Os contemplados são 60 alunos da rede pública de Teresina que tenham entre 6 e 12 anos de idade e que estejam no Ensino Fundamental. As turmas escolhidas vão receber aulas teóricas em que serão discutidos os assuntos que a cartilha aborda. A coordenadora do Procon Teresina, juntamente com a equipe técnica do Órgão, vai ministrar as primeiras aulas.

Após a finalização do período teórico, os alunos vão seguir para as orientações práticas, que consistirão em visitas aos estabelecimentos, como no supermercado e shoppings, a fim de que entendam, na prática, os conceitos abordados na teoria.

“Vai ser uma abordagem transversal e esperamos que, depois, nós possamos massificar esse tipo de conscientização para toda a meninada. Nós todos sabemos que consumo  consciente melhora a qualidade de vida, porque permite que nós possamos ter uma administração financeira mais realista e promove comportamentos mais saudáveis do ponto de vista financeiro, evita o endividamento, consumo desnecessário, e também a questão da falta de compromisso com o meio ambiente”, disse o prefeito Firmino.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Venâncio Cardoso, divulgou a programação da SEMDEC para o mês do aniversário de Teresina. “Mais importante do que espaços e cargos, é a oportunidade de colocar em prática a teoria. E foi mais um sonho que nós, idealizadores do Procon, realizamos”. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×