Cartilha orienta pais sobre câncer infantojuvenil

Segundo estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), 12.600 novos casos surgem a cada ano no Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dor de uma família inteira, quando um de seus membros tem câncer. A dor dos menorzinhos, quando a doença abala a casa. Milhares de crianças e adolescentes têm de enfrentar um desafio difícil: o câncer. Estamos no mês do Setembro Dourado (movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil), e a nutricionista clínica piauiense Socorro Coelho montou uma cartilha que aborda o câncer infantil. 

O objetivo da profissional é divulgar a prevenção e fazer com que os pais e responsáveis apresentem o assunto para os filhos.

"As pessoas ainda desconhecem o câncer infantojuvenil, ainda é um tabu. A cartilha é voltada para o público infantil, onde nós ensinamos as pessoas a conhecerem a doença que vem crescendo cada vez mais nos nossos dias. Minha intenção é fazer que, desde pequenos, as crianças adquiram hábitos alimentares saudáveis que se propagarão para a fase adulta", explica a nutricionista.

A cartilha "Conhecendo o Câncer" conta com dicas importantes para as crianças sobre a prevenção e alimentação em uma linguagem simples, divertida e acessível. O encarte está disponível no site onconutri.com.br, em algumas livrarias, e breve em escolas da rede pública estadual e municipal de Teresina. 

"Nós sabemos que o câncer tem várias causas, dentre elas, uma alimentação errada, cheia de alimentos processados e pobre em fibras Por isso, é importante falar disso desde cedo. Estamos focando na alimentação, onde é muito importante frisar a atividade física desde a infância", conta. 

CRÉDITO: EFREM RIBEIRO

Socorro Coelho, a idealizadora do livreto, explica que o câncer na fase infantil não tem uma causa clara, diferente, como em alguns casos na fase adulta. "Esse tipo de câncer é uma doença rara na fase infantil, onde os tipos de tumores mais comuns são as leucemias, os linfomas e os tumores que atingem o sistema nervoso central e os ossos de crianças", esclarece.  Segundo a especialista, os sintomas são confundidos com o de doenças simples que são recorrentes na infância, como febre e dor de cabeça. "Os pais devem ficar atentos a    dores ósseas, anemias, questões de hematomas. Importante sempre levarem os filhos ao pediatra para detectar os sintomas com exames mais detalhados".

Número de casos.

O alerta da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, que promove a campanha Setembro Dourado, segundo uma estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), é que 12.600 novos casos surgem a cada ano no Brasil, o câncer infantojuvenil representa 3% do total de casos da doença no país. Alem disso, ele é a primeira causa de morte por doença a se enquadrar a crianças e adolescentes de 1 a 19 anos incompletos, de acordo com o Inca.

Prevenção.

A especialista destaca que o diagnóstico precoce, reforçado pela campanha do Setembro Dourado, é fundamental para aumentar as chances de cura das crianças. A melhor forma de prevenção está em evitar os fatores de risco. "É preciso ter uma mudança no estilo de vida diminuindo o consumo de alimentos processados, como as salsichas, o excesso de açúcares, que ocasiona a obesidade infantil, onde, na maioria das vezes, pode levar a várias doenças crônicas na fase adulta, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado e até mesmo o câncer", orienta.

Conforme a nutricionista, um dos desafios está no longo tratamento que se mostra muito doloroso quando acometem os pequenos. A chave para evitar a doença está na prevenção, por isso Socorro é categórica ao afirmar que é possível variar o prato dos pequenos.

 "Dizer que 'meu filho não gosta de fruta, verdura', ainda é comum, mas existem estratégias nutricionais para que haja esse incentivo, partindo dos próprios pais. Quanto a alimentação for mais variada e colorida, mais saudável será para a criança", garantiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES