Casal produz cerveja de mel em Pernambuco

Casal produz cerveja de mel em Pernambuco

Casal produz cerveja de mel em Pernambuco | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turista que passa pela cidade de Igarassu, no Norte de Pernambuco, n?o imagina que pode saborear uma cerveja de mel durante a viagem. Produzida praticamente de maneira artesanal, a Melina n?o possui a tradicional cevada. Para se obter a fermenta??o caracter?stica da bebida, os cervejeiros acrescentam mel durante o processo de fabrica??o.

A "loira de mel" ? para poucos. Apenas 200 litros s?o fabricados por semana pela Del?cias da Ro?a, uma agroind?stria localizada no quil?metro 39 da BR-101. Comandada pelo casal Selma de Carvalho e Francisco das Chagas Carvalho, a Melina, segundo eles, ? um produto de uma pesquisa hist?rica sobre a cerveja. "A cerveja que produzimos ? resultante da fermenta??o de trigo e de mel, muito conhecida e consumida pelos Celtas, no s?culo IV", disse Selma.

Com espuma mais espessa, colora??o amarela mais clara, a cerveja de mel possui m?dia gradua??o alco?lica. A maneira como ? produzida faz com que a bebida deixe um pouco de borra no fundo da garrafa, que ? conhecida na regi?o de Igarassu como p?. "S? n?o fabricamos mais porque as pessoas daqui (Pernambuco) n?o est?o acostumadas com esse p?. Sei que as pessoas aceitam melhor esse tipo de cerveja em S?o Paulo e no Rio de Janeiro", disse Selma, que tamb?m ? psicol?ga. Segundo os produtores da Melina, n?o h? prefer?ncia por um tipo de mel durante a fabrica??o da cerveja.

Apesar da clientela fixa e fiel, a Melina est? longe de ser uma concorrente de peso com as grandes marcas de cerveja do pa?s e do mundo. "N?o estamos focados em sermos uma grande cervejaria. N?s apenas queremos oferecer mais uma op??o para o cliente que vem nos visitar no restaurante Del?cias da Ro?a", afirmou Selma, que ainda espera poder participar de algum tipo de teste cego, onde as cervejas s?o avaliadas sem que o r?tulo das marcas apare?a.

Resgate Hist?rico

A cerveja de mel, segundo Selma de Carvalho e Francisco das Chagas, faz parte da hist?ria da bebida no pa?s. "Estudamos muito para chegar at? aqui. Sabemos como fabricar a cerveja dessa maneira e acreditamos que fazer uma bebida com essa marca hist?rica seja importante para a nossa cultura", afirmou Selma.

A novidade no pa?s foi tanta que, em 1998, quando a Melina come?ou a ser fabricada, houve uma dificuldade para registrar a bebida no Minist?rio da Agricultura. "N?o havia nos cadastros no minist?rio uma bebida com essas caracter?sticas. A primeira safra da cerveja de mel, na verdade, era uma composi??o de fermenta??o de mel, ?gua e l?pulo. Fizemos algumas adequa?es e hoje temos a nossa Melina devidamente registrada."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES