Casas desabam durante as fortes chuvas nas zonas Leste e Sul de Teresina

A chuva forte que caiu em Teresina no último domingo provocou o desabamento de casas e até de um estabelecimento comercial nas zonas Leste e Sul

Avalie a matéria:
casas desabadas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já é recorrente o problema enfrentado por moradores de várias regiões da cidade quando chove em Teresina.

Durante a chuva que caiu na capital, na noite do último domingo, mais três famílias tiveram prejuízo. Uma residência e uma churrascaria foram invadidas pelas águas das chuvas no Parque Universitário, na zona Leste de Teresina, e uma casa no bairro Santo Antônio, na zona Sul.

No Parque Universitário, as famílias tiveram perda total de seus bens. Na churrascaria, o proprietário, Gilmar Fernandes de Araújo, afirma que o prejuízo chega acerca de R$ 75 mil.

Ele perdeu dois televisores, data show, freezer, mesas, cadeiras, mercadorias, dentre outros. ?Sempre que chove, alaga aqui, mas dessa vez o prejuízo foi total.

A churrascaria estava fechada e não tinha ninguém, por sorte. Mas meu prejuízo foi grande e agora só Deus sabe como vai ficar minha situação?, desabafou.

Já Maria Ângela, que mora ao lado da churrascaria, conta que presenciou todos os seus bens sendo levados pela chuva e por pouco escapou com vida da enxurrada que danificou tudo que estava dentro da sua casa, inclusive roupas e alimentos.

?Estou sem roupas, todos os móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos da minha casa foram destruídos. Na hora que a água começou a subir, eu deitei na cama com meu filho, enquanto meu marido observava, para se certificar que nada de errado poderia acontecer, mas a água subiu muito e na hora que saí do quarto com a criança e a deixei em um local mais seguro, a água fez o muro romper e entrou casa adentro. Eu saí correndo com meu marido e ainda deu tempo de pegar meu filho e sair da casa. Mas não deu tempo salvar nada?, lamentou.

Já no bairro Santo Antônio, boa parte da residência, que também foi invadida pelas águas, desabou. Nesse caso, segundo o coordenador da Defesa Civil, major João Amorim, o problema aconteceu devido ao fato de a casa ficar localizada em um terreno íngreme.

O alagamento também não deixou vítimas fatais, apenas uma das pessoas que vivia na casa, uma adolescente de 15 anos, teve escoriações pelo corpo e precisou ser levada ao hospital para ser medicada.

Moradores afirmam que problema já era antigo

A presidente da Associação de Moradores do Parque Universitário, Lívia Andrade, disse que o que ocasionou o alagamento das duas casas é um problema na rua que passa atrás da residência e da churrascaria.

"A prefeitura mandou fazer um calçamento nessa rua que passa por trás e não fez uma galeria para escoar a água e com isso ela fica empoçando e na noite de domingo o muro não suportou e rompeu.

Mas a prefeitura sabia da situação. Nós já tiramos foto, filmamos e levamos para mostrar. Fizemos isso no ano de 2009 e eles não tomaram providência nenhuma até hoje", relatou.

O coordenador da Defesa Civil explica que outras residências que desabaram nos últimos meses em Teresina foi devido ao fato de a própria estrutura da casa estar comprometida, já no caso das residências do Parque Universitário, ele confirma que o que contribuiu para o desabamento foi o terreno em volta.

"Não temos como afirmar que problemas no terreno em volta foi o fator determinante, mas contribuiu. Um engenheiro irá analisar o local e tirar as conclusões corretas, mas tudo indica que as casas não tinham problema nenhum", afirmou.

Os moradores também serão visitados pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) para que seja definido qual será o destino das famílias e para que eles sejam enquadrados em um dos programas de assistência a famílias vítimas de desabamento da secretaria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES