Caso Brumadinho: CGU aponta que Vale corrompeu fiscalização federal

A CGU investigou a Vale para apurar a conduta da empresa por atos lesivos à administração pública.

Rompimento da Barragem de Brumadinho deixou centenas de pessoas mortas em 2019 | Rodney Costa/ Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um parecer emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que a Vale corrompeu a “integridade” do sistema de fiscalização federal no caso Brumadinho. A empresa é responsável pela barragem que se rompeu em 2019 e provocou pelo menos 270 mortes. 

A CGU investigou a Vale no âmbito de um processo administrativo de responsabilização, para apurar a conduta da empresa por atos lesivos à administração pública. O documento concluiu que a Vale fraudou documentos com vistas a “alterar ou impedir” a fiscalização do governo no caso Brumadinho. “Percebe-se claramente que as atitudes da Vale, em omitir e deixar de inserir as informações de modo real nos documentos apresentados para a ANM, caracterizam-se como fraude”, aponta trecho do documento divulgado na coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Nesse processo, a Vale alegava que não poderia ser punida por meio da Lei Anticorrupção, posicionamento que foi rejeitado pelos técnicos do órgão. A empresa foi punida por dificultar a fiscalização da barragem. Quatro anos depois, o processo criminal segue travado na Justiça mineira.

“Corrupção não se confunde apenas com a prática de suborno e propina, ao contrário, é muito mais abrangente. Lato sensu [em sentido amplo], inclui qualquer forma fraudulenta ou desvio ético para conseguir algo de maneira ilegal ou imoral”, mostra outro trecho do parecer. 

O documento, assinado em 18 de março, baseou uma decisão da CGU em agosto que multou a mineradora em R$ 86,3 milhões. A Vale foi procurada pelo Metrópoles e afirmou à imprensa que “discorda da condenação e apresentará nos próximos 10 dias pedido de reconsideração” à CGU.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES