Caso Spitzner 1 ano: marido irá a júri e MP trabalha pela condenação

Tatiane Spitzner, segundo o Ministério Público, foi estrangulada e jogada da sacada pelo marido. Ela morreu no dia 22 de julho de 2018

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há cerca de um ano, o país assistia horrorizado a cenas gravadas por câmeras de segurança que mostravam a advogada Tatiane Spitzner sendo espancada e encurralada pelo marido, o professor Luis Felipe Manvailer, no elevador e na garagem do prédio em que moravam, em Guarapuava (PR). Na sequência do que se viu nas filmagens, Tatiane, segundo o Ministério Público, foi estrangulada e jogada da sacada pelo marido. Ela morreu no dia 22 de julho de 2018.

O que aconteceu de lá para cá? Manvailer foi preso preventivamente, virou réu num processo por homicídio, tendo o feminicídio como qualificador que aumenta a pena, e, em maio, a Justiça decidiu que o caso vai a júri popular --quando são cidadãos "normais" e não um juiz, que decidem se o réu é culpado ou inocente. O juiz, posteriormente, aplica a pena, caso ele seja considerado culpado.

"No tribunal do júri, a sociedade dá uma solução ao crime. Considero o da Tatiane emblemático. Tanto que foi criado o Dia do Combate ao Feminicídio no Paraná na data em que ela morreu ", diz a promotora Dúnia Serpa Rampazzo em entrevista a Universa.

Ainda não há data para o julgamento, mas casos similares levam em média dois anos para serem concluídos. A promotora, que desde 2013 trabalha em casos de violência doméstica no MP, já tem os argumentos para provar ao júri a culpa de Manvailer. "O estrangulamento dela foi uma execução típica de feminicídio. Asfixiar é uma maneira de o homem mostrar sua superioridade física e subjugar a mulher", diz.

Veja trechos da entrevista:

Qual é, exatamente, o estágio atual do processo?

A Justiça decidiu, em primeira instância, que o réu deverá ser submetido ao Tribunal do Júri [júri popular] por homicídio qualificado e fraude processual. Esta decisão ainda não é definitiva porque a defesa recorreu para para que o réu seja excluído de todos crimes. Também houve a absolvição pelo crime de cárcere privado, mas o MP recorreu. Agora, cabe ao Tribunal de Justiça decidir sobre esses recursos.

O réu pode ser excluído de todos os crimes?

O TJ irá dizer. Mas a juíza em primeira instância já reconheceu haver indícios de autoria e prova da materialidade para que o réu seja submetido a julgamento por prática do crime doloso contra a vida --homicídio qualificado por motivo fútil, asfixia, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e contra mulher mediante violência doméstica (feminicídio). Apenas houve a exclusão do crime de cárcere privado, que o MP recorreu, por entender que existem provas da prática de tal crime.

Por que o MP alega que houve cárcere privado?

As imagens das câmeras de segurança demonstram que, a partir das 2h38 do dia 22 de julho de 2018, o acusado impediu que a vítima deixasse sua companhia, de forma violenta, e a obrigou a descer do elevador e a entrar no apartamento. Ela ficou presa por 20 minutos. A juíza diz que não foi um tempo juridicamente relevante, mas entendemos que foi. Tatiane tentou fugir desesperadamente, e o acusado não permitiu. Se a liberdade dela não tivesse sido restrita, poderia ter sobrevivido.

Por causa da comoção gerada, as chances de condenação, por parte do júri popular, aumentam; correto?

Não se pode dizer isso. Mas o MP fará tudo para que ele seja condenado. Vou trazer em plenário, quando houver júria, a argumentação de que o estrangulamento é um meio de execução típico do feminicídio porque demonstra a superioridade física do homem, a subjugação da mulher e um total desprezo à condição da vítima. Vou levar isso para os jurados, que não conhecem o texto frio da lei, e demonstrar para pessoas da sociedade como ocorre o crime.

Ao longo desse um ano do processo, o que mais a surpreendeu nas investigações?

Concluir que ela sofria todos os tipos de violência que constam na Lei Maria da Penha. As testemunhas diziam que ele a xingava, dava apelidos depreciativos, não a deixava usar saias curtas e controlava o dinheiro que ela ganhava. Mas Tatiane não entendia isso como um problema. Esse caso é importante para mostrar que o feminicídio é antecedido de vários tipos de violência.

Viu alguma mudança na maneira em que se fala sobre feminicídio no país depois da morte da Tatiane?

Muita gente nem conhecia o termo feminicídio. O número de reportagens explicando o crime foi enorme e o país procurou entender sua gravidade. Aqui no Paraná, inclusive, foi criado o Dia de Combate ao Feminicídio, por meio de uma lei estadual, sancionada no dia 25 de junho. A data será fixada em 22 de julho, quando ela morreu.

A senhora acompanhou algum caso tão trágico quanto este, no último ano, mas que não teve tanta repercussão? 

Sim. Em janeiro, realizei a acusação de um caso de feminicídio em que a vítima foi espancada e teve os órgãos genitais mutilados com uma faca e uma chave de fenda. Ela morreu por hemorragia, em decorrência das lesões. Os acusados eram o marido e um vizinho que o auxiliou. Eles foram condenados a 25 e 19 anos de prisão, respectivamente. Normalmente, os casos de feminicídio trazem algum ataque relativo à feminilidade e a personalidade da vítima, como agressões nos órgãos genitais e no rosto. Demonstram um menosprezo pela mulher, pelo que é feminino. No caso da Tatiane, foi a asfixia, em que o homem quer mostrar sua força. Em outro caso, a vítima foi uma prima de Tatiane, Márcia Spitzner. Ela foi morta a tiros pelo ex-companheiro em 2017, e ele foi condenando a 78 anos e 5 meses de prisão no dia 3 de junho.

Outro lado

A defesa do réu Luis Felipe Manvailer foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES