Casos de dengue aumentam 33% no Piauí

A população deve ficar atenta e fazer sua parte para evitar focos do mosquito de dengue

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (07) DO JORNAL MEIO NORTE

O período chuvoso traz consigo uma preocupação a mais para o piauiense com o aumento dos casos de dengue em todo o Estado. Somente no primeiro trimestre de 2015 foram 1.179 notificações de casos suspeitos, aumento de 33,1% em relação ao mesmo período no ano passado. A população deve ficar atenta e fazer sua parte para evitar focos do mosquito de dengue, que prefere depositar seus ovos na água parada de locais com paredes, ideais para a fixação do zigoto. Outro risco é a reinfecção em pacientes que já contraíram dengue antes, pois a doença tende a voltar cada vez mais forte. A boa notícia é que até o momento nenhum caso da doença febre chikungunya foi registrado no Piauí.

O supervisor do programa dengue no Estado do Piauí, Antônio Manuel de Araujo, esclarece que a Secretaria de Saúde está mobilizada em conter e tratar a doença, mas a população também precisa fazer sua parte. "Nesta época do ano, as chuvas trazem a infestação do mosquito e maior escala. Muitos objetos acumulam água e viram criadouros do mosquito, criando condições para o vírus circular com mais facilidade. Por isto, nunca é demais pedir para as pessoas ficarem atentas a objetos que acumulam água. E, mais que retirar a água destes locais, tais objetos precisam ser lavados, já que podem conter ovos prestes a eclodir", declara.

Antônio chama atenção para a reincidência da doença, que pode voltar cada vez mais forte. "Existem quatro sorotipos diferentes da doença. A reincidência pode trazer o que chamamos de dengue grave, que antes era conhecida como dengue hemorrágica. É uma doença grave, que pode acontecer com qualquer um dos sorotipos, especialmente causado pelas várias vezes que a pessoa contraia a síndrome. A dengue tem comportamento contrario as outras doenças e tende a voltar cada vez mais forte. Nenhuma pessoa está a salvo da doença", reitera o supervisor do programa dengue no Estado do Piauí.

Repórter: Olegário Borges



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES