Os casos de dengue em Teresina caíram 60% em uma semana. A informação consta no boletim epidemiológico da dengue, publicado nesta sexta-feira (22), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina. 

Segundo o boletim, na Semana Epidemiológica (SE) 28 foram notificados 22 novos casos de Dengue, enquanto na semana anterior (SE 27), tiveram 55 casos notificados.

Exército e agentes de endemias visitam residências para combater foco do mosquito | FOTO: DivulgaçãoExército e agentes de endemias visitam residências para combater foco do mosquito | FOTO: Divulgação

Ainda segundo o boletim, Teresina já registrou a marca de 6.988 casos confirmados da doença e nove óbitos. Quatro mortes estão em investigação. Os casos notificados são 9.479.

O boletim também registra os casos Chikungunya na capital. Até agora, 1.411 notificados, 878 casos confirmados e três óbitos confirmados. Já quanto ao Zika Vírus, a capital do Piauí registrou em 2022, 8 casos confirmados, 106 notificados e nenhum óbito.

Operação de combate à dengue continua na capital

A Operação de Combate ao Aedes aegypti continua na capital e já visitou mais de 698 mil imóveis, desde o início de março deste ano. Segundo a Prefeitura de Teresina, neste período foram eliminados focos e tratadas mais de 300 mil unidades. 

Nesta sexta-feira (22) foi realizado o “Dia D de combate à Dengue no Povoado Dois Irmãos, zona Rural Norte de Teresina, ação que contou com a participação de Agentes do Centro de Controle de Zoonoses e militares do Exército. 

A operação integrada envolve vários órgãos do Município, do Estado e da União que estão em campo atuando em toda a capital com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Somente neste mês de julho, até o momento, foram visitados por agentes de endemias da Zoonoses e militares do 25°BC mais de 23 mil imóveis distribuídos em 11 bairros da capital. Um total de 24 reeducandos da SEJUS continuam atuando na limpeza das escolas públicas. Nesta semana eles estão concentrados nas unidades da zona Leste de Teresina.