Casos de hanseníase reduzem em Teresina, mas número ainda preocupa

FMS inicia campanha para combater a Hanseníase em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina apresentou 311 novos casos de Hanseníase em 2019, uma diminuição de 11%, se comparado ao ano de 2018.  Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Mesmo assim, o número ainda preocupa as autoridades de saúde. 

O infectologista da FMS, Kelsen Eulálio explica que a doença, caracterizada, entre outros sintomas, por manchas no corpo com a perda da sensibilidade na área afetada, prejudica os nervos e tem complicações. “A Hanseníase se manifesta por meio de lesões na pele. É uma doença transmitida quando o infectado tosse, fala ou espirra. Entre as complicações da doença, a pessoa pode ter, por exemplo, problemas de visão e apresentar incapacidades físicas”, explica

Neste mês de janeiro, a FMS de Teresina iniciou uma programação especial em alusão à Campanha “Janeiro Roxo”, que busca combater a Hanseníase. Estão sendo realizadas várias atividades, ações educativas e avaliação clínica da população que convive ou conviveu diretamente com pessoas infectadas pela doença. Nesta quinta-feira (23) aconteceu Workshop sobre a doença para os servidores e no próximo dia 31, haverá panfletagem em Shopping.  O dia D será no sábado (01/02), com mutirão de manchas de pele em todas as zonas da cidade.

“Nosso objetivo é identificar também a população que convive ou conviveu nos últimos cinco anos com a pessoa infectada pela Hanseníase, para avaliar se tem manchas, sinais neurológicos ou de fraqueza muscular que sinalizam a doença”, explica Svetalana Coelho, do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS.

O presidente da FMS, Charles Silveira, afirma que a campanha conscientiza a comunidade sobre os perigos da doença e sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado na rede de saúde pública. “É um trabalho incansável que desenvolvemos nessa área durante todo o ano e que é intensificado no mês de janeiro, pois queremos garantir boa qualidade de vida para a população teresinense”, pontua.

O médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio informa que, em caso de mancha suspeita, a recomendação é que a pessoa se dirija a uma das 90 Unidades Básicas de Saúde de Teresina, para ser avaliada e receber o tratamento médico adequado. Caso haja necessidade, a pessoa também pode ser direcionada para locais de referência: Hospital Universitário do Piauí, Centro Maria Imaculada e Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES