Casos de pais que abusam dos filhos são mais comuns na zona rural; saiba

Especialistas dizem que isolamento e conivência dos vizinhos protegem pedófilos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso de incesto descoberto pela Polícia Civil de Santa Catarina ? duas irmãs foram estupradas durante anos pelo pai e tiveram seis filhos com ele ? pode não ser um fato isolado no País. Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que casos como esse são mais comuns do que se pode imaginar e surgem com mais frequência fora dos centros urbanos.

Apesar de o pai estar preso, as jovens de Rio Negrinho, que agora aumentam as estatísticas de violência sexual, decidiram deixar a cidade com medo de novas ameaças de morte por parte do agricultor de 45 anos. A família vivia em uma casa simples na zona rural da cidade, no interior de Santa Catarina. No imóvel, moravam o suspeito, a mulher, nove filhos ? incluindo as duas vítimas ? e os três filhos de cada uma delas. Além disso, a filha mais nova está grávida do quarto filho do pai. A jovem está no terceiro mês de gestação.

Christian Ingo Lenz Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, avalia que, tal como o verificado em Rio Negrinho, o isolamento das famílias favorece a prática de abusos sexuais semelhantes.

? O incesto é relativamente comum em lugares mais afastados, as circunstâncias favorecem. Em geral, é uma pessoa que já tem uma disposição de evitar os outros, em relação a limites e, por outro lado, existe uma tolerância social, os vizinhos não delatam, tem uma certa conivência.

A ausência do Estado, do que representa simbolicamente a lei, proporciona um ambiente sem regras onde o incesto pode surgir. Já as mães acabam sendo coniventes com os abusos porque temem perder a ligação com os maridos. O psicanalista diz que, provavelmente, quando o pai sai para trabalhar, em tese, a mãe se torna uma substituta da regra do pai.

Outro caso que guarda características semelhantes ao de Santa Catarina aconteceu no Maranhão e chocou o Brasil em 2010. O lavrador José Bispo Agostinho estuprou e manteve as próprias filhas em cárcere privado por 17 anos. Ele começou estuprar e prender sua filha mais velha quando ela ainda tinha 15 anos. A mulher, hoje com 35 anos, teve um bebê com o próprio pai. Além dela, a irmã mais nova sofreu abusos por 17 anos e tem sete filhos.

Segundo a delegada que investigou o caso, na época, o lavrador assumiu em depoimento que seis das oito crianças são filhas-netas dele. Condenado a 17 anos de prisão, o trabalhador rural foi morto decapitado durante uma rebelião em 2011, na delegacia da cidade de Pinheiro, enquanto aguardava transferência para o presídio de Pedrinhas.

Segundo Christian Dunker, em muitos casos, os crimes são motivados pelo sentimento de posse e poder dos pais sobre as filhas.

? É mais uma questão de poder do que sexo. É a possibilidade de você se aproveitar de uma pessoa que não tem condições para se defender. É um pai que não quer dividir as filhas com o mundo, com os outros.

Machismo x denúncia

Para a coordenadora nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Silvia Giugliani, o País precisa assumir suas características e unir toda a sociedade para proteger indefesos de crimes cometidos pelos próprios familiares.

? Vivemos em um País machista que trabalha na lógica da submissão. Isso faz com que as vítimas de violência sexual e as pessoas ao seu redor hesitem em denunciar os responsáveis pelos abusos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES