Cataratas do Iguaçu registram segunda maior vazão de água desde 1997

Fotos registradas nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, mostram o grande volume de água no ponto turístico após a maior vazão do ano no local. Veja galeria abaixo.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quinta-feira (13), as Cataratas do Iguaçu bateram 16,5 milhões de litros por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que começou as medições em 1997 - foi o segundo maior registro em 25 anos.

O maior volume foi registrado em 2014, quando as Cataratas tiveram vazão de mais de 47 milhões de litros por segundo. O fluxo normal no local é de 1,5 milhão de litros. As chuvas que atingem o Paraná desde segunda-feira (10), especialmente as regiões oeste e sudoeste, tiveram impacto no volume registrado.

Cataratas do Iguaçu no dia 15 de outubro de 2022 (Foto: Kiko Sierich)

Neste domingo (16) a vazão continua acima da média, com 6,6 milhões de litros por segundo. No lado argentino das Cataratas, a passarela que dá acesso a "Garganta do Diabo" ficou parcialmente destruída após o grande fluxo.

No lado brasileiro, uma passarela chegou a ser interditada, mas foi liberada e turistas aproveitaram para visitar o local durante a alta das águas.

Cataratas do Iguaçu no dia 15 de outubro de 2022 (Foto: Kiko Sierich)

Cataratas do Iguaçu no dia 15 de outubro de 2022 (Foto: Kiko Sierich)Cataratas do Iguaçu no dia 15 de outubro de 2022 (Foto: Kiko Sierich)

A Copel afirmou que os reservatórios das seis usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Iguaçu estão com o armazenamento de água próximo da capacidade máxima.

Cataratas do Iguaçu

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são catalogados 275 saltos, o que dá às Cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo. Além disso, elas são consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza. 80% das cachoeiras estão no lado argentino do parque, e os 20% restantes estão no lado brasileiro.

As Cataratas do Iguaçu foram eleitas neste ano como a sétima principal atração turística do mundo pelo “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, do site de viagens TripAdvisor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES