Católicos e ortodoxos chegam a 1º acordo desde 1054

Católicos e ortodoxos chegam a 1º acordo desde 1054

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro sinal de quebra de gelo nas rela?es entre as Igrejas cat?lica e ortodoxa apareceu nesta quinta-feira, depois de uma separa??o de quase mil anos, gra?as ? publica??o de um documento comum sobre a quest?o do Papa no qual a primazia do l?der cat?lico ? oficialmente reconhecida.

O Vaticano, no entanto, ressaltou que o caminho da reconcilia??o entre os dois ramos do cristianismo que reivindicam, respectivamente, 1,1 bilh?o e 250 milh?es de fi?is ainda se anuncia longo. A Igreja ortodoxa russa, a mais importante dentre as ortodoxas, n?o assinou o documento.

O documento intitulado "Conseq??ncias Eclesi?sticas e Can?nicas da Natureza Sacramental da Igreja e do S?nodo na Igreja" ? o fruto de um encontro de c?pula que ocorreu em Ravenna, na It?lia, de 8 a 14 de outubro passado. A pr?xima reuni?o desta comiss?o teol?gica mista est? prevista para daqui a dois anos.

Pela primeira vez desde o cisma de 1054, ortodoxos e cat?licos se comprometeram em debater sobre seu principal ponto de discord?ncia: a quest?o da posi??o e do papel do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, cuja primazia remonta aos primeiros tempos do cristianismo, quando a nova religi?o lan?ou as bases de sua organiza??o. As rela?es entre as Igrejas do Oriente representadas pelos patriarcas de Constantinopla, Alexandria, Anti?quia e Jerusal?m e a Igreja do Ocidente representada pelo patriarca de Roma foram se degradando com o passar dos s?culos, culminando com a ruptura.

O documento publicado nesta quinta-feira destaca que a primazia do papa se exprime em uma realidade de concilia??o ou de s?nodo, ou seja, um colegiado de bispos cat?licos e ortodoxos.

O texto acrescenta que "a quest?o do papel do bispo de Roma na comunh?o de todas as Igrejas precisa ser estudada de maneira mais aprofundada".

O car?ter de colegiado do governo da Igreja cat?lica foi reconhecido pelo conc?lio Vaticano II, mesmo que a aplica??o concreta deste princ?pio ainda continue t?mida. O alcance do documento de Ravenna, contudo, est? fragilizado devido ao fato do patriarca de Moscou, que representa a metade dos ortodoxos, n?o o assinou. Ele deixou a reuni?o batendo a porta devido a um conflito de poder com o patriarca de Constantinopla (Istambul).

A Igreja russa anunciou que, em breve, dar? seu ponto de vista sobre o texto.

O cardeal alem?o Walter Kasper, presidente do Conselho Pontif?cio para a Unidade dos Crist?os, que representava a delega??o cat?lica na reuni?o de Ravenna, garantiu que a legitimidade do documento n?o pode ser questionada devido ? absten??o russa.

As rela?es entre Moscou e o Vaticano est?o, h? muito, congeladas, j? que os russos acusam os cat?licos de quererem favorecer seu proselitismo em terras ortodoxas. Mas, h? poucos meses, esta dist?ncia tem se reduzido e o pr?ximo encontro entre o papa Bento XVI e o patriarca Alexis II j? foi publicamente solicitado por ambas as partes.

O cardeal Kasper comemorou, na noite desta quarta-feira, na R?dio Vaticano, esta via aberta em prol do di?logo ecum?nico. Mas alertou: "O caminho que leva a uma unidade plena com o os ortodoxos ? ainda longo".

O Papa convocou para 23 de novembro no Vaticano um consist?rio de cardeais para tratar da quest?o do ecumenismo, um dia antes da celebra??o de um "consist?rio ordin?rio" durante o qual ser?o nomeados 23 novos cardeais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES