Ceapi implanta projeto Jovem Aprendiz

Ceapi implanta projeto Jovem Aprendiz

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Come?a, a partir desta segunda-feira (10), uma nova etapa na vida de Hiago, James, Crisandro, Geisvan, Fernando, Francisco, Wanderson e Thiara, que v?o participar do projeto Jovem Aprendiz, da Ceapi (Centrais de Abastecimento do Piau?), antiga Ceasa. Pela manh?, eles foram recebidos pela presidente da empresa, Lucile Moura, que, ao dar boas-vindas ao grupo, aproveitou para explicar melhor a atividade que eles v?o desempenhar e enfatizar a import?ncia de priorizarem os estudos para que possam conquistar uma vida melhor.

Os jovens aprendizes ser?o respons?veis pelo recolhimento, sele??o e entrega das correspond?ncias dos permission?rios da Ceapi. Eles v?o organizar as correspond?ncias e evitar que elas deixem de ser entregues aos destinat?rios. Anteriormente, esses documentos eram encaminhados para a Assucepi (Associa??o dos Usu?rios e Permission?rios da Ceasa), de modo que, todos os dias, cada permission?rio deveria ir em busca das cartas, o que gerava um ac?mulo das correspond?ncias.

Os aprendizes foram divididos por setores e dever?o entregar o material nos boxes. Durante a reuni?o, Lucile Moura esclareceu sobre a legisla??o que regulariza o trabalho de menores. O projeto Jovem Aprendiz s? foi poss?vel devido ao cadastro realizado durante a Campanha de Erradica??o do Trabalho Infantil na Ceasa.

Amparado por ?rg?os legais, como o CIEE (Centro de Integra??o Empresa-Escola) e a DRT (Delegacia Regional do Trabalho), o projeto obedece a todas as disposi?es contidas na CLT (Consolida??o das Leis Trabalhistas) para a contrata??o de menores de idade, como jornada di?ria, remunera??o e exig?ncia de freq??ncia escolar.

?Antes, eu trabalhava vendendo ab?boras e, al?m de ter que acordar muito cedo pra poder trabalhar, ?s 3 horas, ainda ficava muito cansado pra estudar?, diz Crisandro Soares Ferreira, de 18 anos, que trabalha desde os 14 anos. Atualmente, morando com a av? e uma tia, o jovem relata que sua fam?lia ficava muito preocupada com seu antigo hor?rio de trabalho, mas agora est? muito satisfeita com sua inclus?o no programa.

James Pereira, que mora com os padrinhos e nunca conheceu o pai, v? no projeto uma oportunidade de modificar seu destino: ?Este ? um projeto que realmente atende ? inclus?o social, e eu estou com muita esperan?a de melhorar meu futuro atrav?s dele?, afirma o jovem de 15 anos, estudante da primeira s?rie do ensino m?dio.

Ao final da reuni?o, que ainda contou com a presen?a da assistente social da Ceasa, S?lvia Nobre, e sua equipe, Lucile Moura concluiu: ?A nossa parte j? estamos fazendo; agora, tudo vai depender do esfor?o de cada um, sempre lembrando de estudar, pois esta ? a ?nica coisa que ningu?m pode nos tirar?. Os jovens receber?o, al?m de um fardamento dado pela diretoria da Ceapi, meio sal?rio m?nimo por m?s para cumprir uma carga hor?ria de quatro horas di?rias. ?s quartas-feiras, eles n?o t?m expediente porque v?o participar de cursos de capacita??o profissional no CIEE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES