Ceapi registra aumento da comercialização de hortifrutis no mês de janeiro

A Ceapi comercializou no primeiro mês do ano 32.439,6 toneladas de hortifrutis, ovos, cereais, pescado e aves

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) comercializou, no primeiro mês do ano, 32.439,6 toneladas de hortifrutis, ovos, cereais, pescado e aves. Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira (20), através do boletim mensal elaborado pela Gerência de Mercado do órgão.


Segundo Edmar Vieira, gerente de Mercado da Ceapi, o volume de janeiro significou um crescimento na comercialização, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 28.050 toneladas de alimentos. “Queremos a central piauiense neste ritmo de crescimento sempre. Quanto maiores forem as vendas de produtos no local, mais ficaremos satisfeitos”, disse o gerente de Mercado. “Não mediremos esforços para modernizar e estruturar o maior mercado de distribuição de alimentos do Piauí e, consequentemente, melhorar as vendas a cada mês”, acrescentou ele.

De acordo com o boletim mensal divulgado, a banana, a abóbora, a laranja, o tomate, a cebola, o coco, a melancia, o melão, o repolho, a maçã, o abacaxi, a batata inglesa, o alho, o mamão, a uva, a cenoura e o pimentão foram os hortigranjeiros que tiveram maior movimentação em janeiro e representaram 80% da oferta global.

O grupo das frutas nacionais foi destaque na comercialização do primeiro mês do ano e movimentou 16.236 toneladas de produtos. Já, o grupo das frutas importadas, somam, apenas, 1.963 toneladas. Para João Cícero Lima, auxiliar técnico da Ceapi, o preço é o fator responsável pela grande diferença no volume comercializado entre o grupo das frutas nacionais e importadas. “O consumidor prefere pagar menos e comprar mais. Todas as frutas são gostosas e saudáveis, mas o alto custo de algumas delas é fator determinante para eliminar da sua lista de compras”, disse João Cícero, que trabalha na Central há 34 anos.

Flávia Moura é permissionária da Ceapi há mais de 15 anos e, segundo ela, não há lugar melhor para fazer as compras do que nas lojas e bancas do mercado. “A Central de Abastecimento do Piauí oferece excelentes condições de acesso, facilidades de trabalhos de carga e descarga, estacionamento, ótima localização e preços baixos, se comparados aos praticados em supermercados da capital”, afirma a empresária que vende no atacado e varejo. “Todas essas vantagens vêm atraindo cada vez mais consumidores para o nosso mercado que, por sua vez, estão cada vez mais preocupados com a boa alimentação e saúde”, acrescentou.

Relação dos produtos mais vendidos, com volume em toneladas:

1º - Banana - 4.178

2º - Abóbora - 2.482

3º - Laranja - 2.762

4º - Tomate - 2.018

5º - Cebola - 2.218

6º - Coco - 2.116

7º - Melancia - 1.884

8º - Melão - 1.386

9º - Repolho - 1.280

10º - Maçã - 792

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES