Ceará atinge marca de 64 açudes “sangrando”; um deles pela 1º vez em 13 anos

A ação acontece após as reservas hídricas cearenses ultrapassarem a marca de 50% da capacidade total

Açude no Ceará "sangra" pela primeira vez em 13 anos; outros 64 atingem a marca | Cogerh
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Ceará atingiu a marca de 64 açudes “sangrando” o termo usado quando os reservatórios começam a transbordar. A ação acontece após as reservas hídricas cearenses  ultrapassarem a marca de 50% da capacidade total.

📈MARCO - A quantidade é um marco, um dos açudes que registrou sangria foi o “Açude Benguê”, o reservatório não sangrava há cerca de 13 anos. Nesta segunda-feira (15) outros dois açudes atingiram o ponto de sangria.

📊VOLUME - Já são mais de  9,5 bilhões de metros cúbicos, o número é superior ao mesmo período do ano passado. Dos 64 reservatórios coordenados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) 14 estão com 90% de sua capacidade total.

📉ALERTA - Apesar disso, cerca de 26 reservatórios do Ceará estão funcionando com volumes abaixo de 30% de sua capacidade. Na  bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús esse número chega a 23%.

🩸CASTANHÃO - Outro destaque vai para o Castanhão, o maior reservatório do Ceará, que ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Realidade bem diferente do ano passado, quando o açude estava com 30% de volume.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES