Cearense impedido de fazer vestibular da Uespi é retirado da sala por policiais em THE

Com o boletim de ocorrência nas mãos, o jovem acreditava que poderia fazer a prova

Jovem é impedido de fazer vestibular | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a preparação de um ano para o vestibular, Helena Moura e Ivaldo Lima ficaram impossibilitados de fazer a prova para concorrer a uma vaga na Universidade Estadual do Piauí. Diferente do que geralmente acontece, a causa não foi o atraso na chegada. Ambos não trouxeram a carteira de identidade.

Ivaldo é de Fortaleza e havia perdido a carteira de identidade. Com o boletim de ocorrência nas mãos, o jovem acreditava que poderia fazer a prova, mas foi retirado da sala cercado por policiais militares. Ainda chamaram reforço do 9º BPM, mas o estudante já havia saído da Universidade.

?Eu vou analisar a possibilidade de entrar com processo contra a Uespi porque eu registrei o B.O. E lá havia todos os meus dados. Eu não sou obrigado a ter carteira de motorista e ainda sou estudante, por isso não tenho carteira de trabalho?, contestou Ivaldo.

Já o caso de Helena foi diferente. A jovem esqueceu o documento exigido para identificação e pediu que um tio fosse pegar em casa. No entanto, ele não chegou a tempo e ela viu os portões serem fechados sem que pudesse fazer nada.

Número de inscrições é menor que em 2008

O número de inscrições caiu este ano. Em 2008, foram 41.840 inscritos que concorreram a 4.370 vagas. O Nucepe esperava cerca de 45 mil candidatos em 2009, mas teve apenas 35.059. Para uns, o ano foi de estudo, privações e co- branças. Para outros, nem tanto. O fato é que nesse domingo todos os 35.059 inscritos no vestibular da Uespi enfrentaram o primeiro dia de provas rumo à conquista de uma das 8.035 vagas ofertadas para os 28 cursos de graduação.

Entre esses estudantes está Ana Kellya Siqueira. A concorrência para o curso de Enfermagem é o que mais a preocupa. ?A gente nunca está preparada, sempre tem o nervosismo, e o vestibular tem muito a questão da sorte?, disse a jovem. A quantidades de gente entrando no Campus Poeta Torquato Neto assusta os concorrentes. Lá, ficaram os candidatos a Medicina e Enfermagem. Esses dois cursos de saúde são os mais concorridos. Medicina tem 41,55 candidatos por vaga e enfermagem, 32,8.

Fisioterapia está em terceiro lugar, com 31,24. Por outro lado, a concorrência dos cursos de Física e Química não chega a uma pessoa por vaga.

Para enfrentar a disputa do vestibular, vale a pena renunciar de algumas horas de lazer. É o que defende Samara Souza Santos, que busca uma vaga para Medicina. ?Deixei de ir a muitas festas, passei noites estudando?, diz. Seu pai, Francisco Souza Santos, estava ao lado, apoiando e tentando tranquilizá-la. ?Nessa hora o que pesa é a confiança em si mesmo. Foi para alcançar esse objetivo que ela se dedicou o ano todo. Então é só ter tranquilidade?, aconselha Francisco.

Para quem veio da rede pública, o desafio torna-se ainda maior. ?Não é porque eu não estudei em escola particular que tenho o direito de ser reprovada?, diz Ana Kellya que recebeu muitas cobranças da família e até dos amigos. Ela estudou no Cefet e mantinha uma rotina de estudos em casa e na biblioteca do colégio. 68,6% dos candidatos ao vestibular da Uespi são de escolas públicas. (N.F.)

Vestibular custou mais de R$ 1 milhão

Para os investimentos em segurança e estrutura, foram gastos R$ 1 milhão e 300 mil. 3.500 pessoas entre vigias, zeladores, soldados, coordenadores e fiscais foram envolvidas.

O Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (Nucepe) implantou um novo sistema de segurança que utiliza as impressões digitais dos candidatos e dificulta a prática de falsidade ideológica. No primeiro e segundo dias de provas as impressões serão colocadas no verso do cartão de respostas. Depois que o candidato for aprovado, elas serão analisadas.

Além disso, foram usados equipamentos de bloqueio de celular e detector de metais nas salas, corredores e banheiros. Segundo o presidente do Nucepe, Francisco Felipe da Silva Filho, a aplicação das provas aconteceu dentro da normalidade. O resultado deve sair até o dia 8 de janeiro. (N.F.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES